Coluna da segunda | Marília com um pé no segundo turno sem adversário definido
Tomando como ponto de análise os números da Simplex/CBN divulgados hoje, com exclusividade por este blog, a eleição em Pernambuco está vivendo uma das eleições mais incertas da história. Apenas um nome está consolidado: Marília Arraes (Solidariedade).
A amostragem apontou a candidata do Solidariedade liderando isoladamente a corrida pelo Palácio do Campo das Princesas. Já os demais nomes estão todos empatados tecnicamente. Em outras palavras, a segunda vaga do segundo turno está completamente em aberto.
Com esse cenário, dois fatores serão fundamentais para carimbar o passaporte para o segundo tempo da eleição: o guia eleitoral e a estrutura de campanha. As campanhas de Danilo e Miguel apostam na mesma coisa. Com um diferencial, a Frente Popular vai se vincular ao máximo a Lula. Já Anderson vai aproveitar o colchão bolsonarista para se projetar para o segundo tempo da eleição. Raquel vai tentar consolidar seu projeto apresentando seu currículo, a gestão de Caruaru e evitando nacionalizar o debate.
FORA DA PAUTA DO POVO - A eleição ainda não entrou na pauta das pessoas. A sondagem da Simplex apontou que 30,2% de indecisos. Isso mostra que uma fatia considerável do eleitorado ainda não está se voltando para o pleito. O início do guia e das agendas de rua ajudarão na formatação do cenário mais próximo do resultado final do pleito só as pesquisas após o guia vai trazer números mais cristalizados.
RESUMO DAS CONVENÇÕES - O final de semana foi de convenções da Oposições. O ato comandado por Marília Arraes (SD) foi apoteótico e carregado de simbolismo. Anderson lotou o Português e mostrou alinhamento com a campanha de Bolsonaro, além da emoção. Miguel reuniu grande público no Clube Internacional e teve Bivar pela primeira vez um evento seu, enfim com a benção da nacional do seu partido. Já Raquel pregou fora da caixa do lulismo e bolsonarismo e deixou a desejar na mobilização.
REPERCUSSÃO NACIONAL - Este colunista conseguiu cravar dois furos nacionais neste final de semana. A desistência de Luciano Bivar na corrida pela Planalto e a indicação da senadora Soraya Thronicke para o posto. As notícias renderam bem no noticiário da CBN Brasil. As duas informações foram confirmadas pelo próprio Bivar durante seu discurso na convenção de Miguel Coelho.
BOTANDO A CARA - O prefeito do Recife João Campos terá um papel fundamental na campanha de Danilo Cabral (PSB). Ele gravou um vídeo e divulgou nas redes sociais enaltecendo as qualidades do candidato do PSB e a ligação histórica com seu pai Eduardo Campos. Com a boa avaliação, João é um dos grandes eleitores do Estado. Ele parece que vai entrar de vez na campanha da Frente Popular. Seu futuro político passa pela eleição deste ano.
PINGA-FOGO: Quem vai com Marilia para o segundo turno?