Coluna da segunda | Guilherme Coelho mostra força no Sertão e ativa modo silencioso no resto do Estado
O candidato a senador na chapa de Raquel Lyra, o ex-deputado e ex-prefeito Guilherme Coelho mostrou que tem força na sua região do sertão do São Francisco, como apontou as últimas pesquisas divulgadas. O fato é que sua força também não chega nem a Serra Talhada e mesmo assim ele não está expandindo na articulação política.
Pelo contrário, um fato inusitado está acontecendo em sua campanha, até o momento ele não procurou nenhum prefeito que já declarou apoio à Raquel Lyra e nem os candidatos proporcionais do seu próprio palanque. Esse modo silencioso que vem sendo adotando por ele está fazendo com que os gestores migrem para outros candidatos ao Senado. Como fez a prefeita de Catende, Dona Graça ao declarar voto em Gilson Machado (PL) e Guiga, prefeito de Vicência, que optou por votar em Tereza Leitão (PT). Vale salientar que Guiga é membro da coordenação da campanha majoritária na região da Mata Norte e não recebeu sequer uma ligação de Guilherme.
Será que Guilherme Coelho acredita que se vota em Raquel está com ele por gravidade?Lei de gravidade só funciona na terra porque na política a coisa canta de outro jeito. Essa falta de movimento dele pode no frigir dos ovos atrapalhar a sua majoritária e se transformar num peso para Raquel carregar nas costas. Numa eleição disputada dessa isso seria o fim!
MIRANDO OS EVANGÉLICOS – De olho no voto evangélico, o candidato a governador Miguel Coelho assinou um documento com compromissos direcionados à comunidade cristã pernambucana. Coelho fez questão de entregar em mãos ao pastor Ailton José Alves, presidente da Convenção das Assembleias de Deus (CONADEPE) no estado. Isso surtiu efeito, pois foi o que faltava para ele recebesse a adesão do pastor Cleiton Collins e todo seu grupo político. Parte da bandada evangélica do PP ainda cogitar declarar voto a ele, a exemplo do deputado Adalto Santos, membro da Assembleia de Deus e próximo ao pastor Ailton.
CHIOU – O candidato do PL ao Governo Anderson Ferreira reclamou das datas que estão programadas os debates das TVs nesta eleição. “Esses debates deveriam ter sido distribuídos ao longo dos 45 dias de campanha para que a população pudesse melhor avaliar os candidatos ao Governo de Pernambuco”, reclamou. Ele ficou de fazer uma avaliação com sua equipe de comunicação deixando a entender que poderá não participar se julgar oportuno.
MOTOCIATAS – Por falar em Anderson, o presidente Jair Bolsonaro está disposto fazer mais duas motociatas em Pernambuco antes de terminar o primeiro turno. Esses eventos terão como objetivo reforçar sua imagem a Anderson Ferreira e Gilson Machado. As datas ainda estão sendo programadas. Bolsonaro está focando o Nordeste região que ele precisa crescer mais para equalizar no resto do País.
RÁPIDAS
MINIMIZANDO – Diante das notícias que Bivar está mirando suas lideranças, o ex-ministro Mendonça Filho disse a aliados que isso não procedia. Uma coisa é Bivar e seu time tentar desidratar o aliado outra coisa é consegui. O tempo dirá que levou a melhor!
MAIS PESQUISAS – Hoje sai mais uma rodada do IPESPE e a primeira sondagem feita pela IPEC contratada pela TV Globo. A IPEC é um instituto criado a partir de funcionários que trabalhavam no extinto Ibope. Vamos aguardar os números.
LIGANDO OS MOTORES – Amanhã começa oficialmente a campanha eleitoral 2022. Os candidatos já poderão pedir votos, apresentarem seus números e fazerem atos públicos de campanha.
PINGA-FOGO: Quem vai fazer a melhor largada na campanha deste ano?