Coluna da segunda | As gestões dos sucessores terão um peso na corrida eleitoral pelo Governo
Inevitavelmente o comportamento dos seus sucessores serão balizadores para os candidatos ao Governo. Simão Durando (Petrolina), Rodrigo Pinheiro (Caruaru) e Luiz Medeiros (Jaboatão dos Guararapes) terão que trabalhar dobrado para ajudar na imagem dos seus antecessores.
O hiato entre a desincompatibilização e a convenção é de quase quatro meses. Tempo suficiente para mensurar um novo gestor. Mesmo sendo um novo prefeito, os possíveis desgates que apareçam daqui pra frente cairão na conta dos anteriores. A prova disso foi Tony Gel, em Caruaru.
Em 2008, o então prefeito Tony Gel renunciou à Prefeitura de Caruaru para ser candidato a vereador. Assumiu o presidente da Câmara, Neguinho do Sofá, que foi um desastre De lá pra cá, Tony não ganhou mais eleições majoritárias no município. Naquela ocasião, o vice eleito com Tony era o então deputado estadual Roberto Liberato, que renunciou ao posto antes da posse para ficar na Alepe.
Por fim, os agora ex-prefeitos Raquel Lyra, Miguel Coelho e Anderson Ferreira terão que tocar suas campanhas, mas sem perder o olho no retrovisor de suas respectivas cidades, pois uma gestão descompassada poderá pôr em risco uma candidatura consolidada.
JOGANDO NA RUA - O ex-deputado Fernando Ferro não poupou críticas à direção do PT em Pernambuco e também bateu forte nos movimentos do senador Humberto Costa. Segundo ele, a cúpula se reúne e não ouve as bases. “A gente não sabe até hoje porque Humberto se lançou candidato e do nada saiu da disputa”, disparou.
CHAMOU ATENÇÃO - O deputado estadual João Paulo Costa deixou o Avante para se filiar ao PCdoB. O interessante é que seu irmão, o deputado federal Silvio Costa Filho, preside outra legenda, o Republicanos. Ambos vão concorrer à reeleição em partidos diferentes.
FIM DO PTB - Após tomar o comando do PTB das mãos do ex-senador Armando Monteiro, o coronel Meira deixou a sigla para se filiar ao PL de Jair Bolsonaro. A antiga legenda só serviu como troféu temporário e mais nada!
NA DISPUTA - João de Nadegi, ex-secretário de Governo de Camaragibe, filiou-se ao PV para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Ele conta com a avaliação de sua mãe à frente do município para alavancar a candidatura.
PINGA-FOGO: Qual palanque da Oposição fará mais deputados na eleição?