Coluna da quinta | Teresa Leitão se consolida na disputa pelo Senado
Os números das últimas pesquisas, inclusive a Big Data divulgada ontem, apresentaram uma forte influência do ex-presidente Lula na consolidação da deputada Teresa Leitão (PT) na disputa pelo Senado. “O que justifica a pancadaria contrária a mim é que eu sou a senadora do coração de Lula. Isso incomoda muita gente”, disse Teresa.
A parlamentar conseguiu colar sua imagem por completo com a do líder-mor do PT muito rapidamente, ao ponto de descolar do seu candidato a governador Danilo Cabral (PSB). Ela lidera isolada na frente, enquanto Danilo briga pela segunda vaga, rompendo assim a tese de que o governador elege o senador.
Com a polarização nacional replicada na disputa pelo Senado, Teresa Leitão e Gilson Machado podem protagonizar novos embates, sobretudo hoje em mais um novo debate direto entre os candidatos. Eles se retroalimentam, como Lula e Bolsonaro na esfera nacional.
Por fim, diferente dos últimos discursos, Tereza foi muito mais branda em relação à Marília. Essa estratégia de poupar a candidata de Solidariedade será o melhor caminho para Teresa, haja vista que hoje ela tem dois palanques, mesmo que não sejam oficiais. “Eu não sou candidata ao Governo para polarizar com ela (Marília)”, ponderou.
POLARIZAÇÃO - A presença do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em segundo lugar nas pesquisas é a prova inequívoca dr que seu trabalho ao lado do presidente Bolsonaro reverbera para toda a tropa.
CLÁSSICO DAS EMOÇÕES - Fazendo uma comparação bem esdrúxula com o futebol, a briga pela segunda vaga do 2º turno está completamente em aberta e com chances claras para todos os times, ou melhor, para todos os candidatos. O grande diferencial é que Teresa já descolou bem de Danilo e começa a apresentar luz própria.
MOSTROU FORÇA - A inauguração do comitê do candidato a federal Lula da Fonte (PP) foi bastante prestigiada. Uma lista grande de prefeitos, vereadores e lideranças marcaram presença, além do seu pai Eduardo da Fonte que se apresentou bastante emocionado com o início da trajetória política do filho.
RÁPIDAS
AMPLIANDO O PALANQUE - A vice-prefeita de Floresta, Bia Numeriano, declarou apoio à candidata ao Governo, Marília Arraes. Essa adesão pode ser entendida de várias formas, até como um recado nas entrelinhas, ou melhor, nas linhas todas.
COMEMOROU - A campanha de Raquel Lyra comemorou muito as pesquisas divulgadas ontem. Para membro da coordenação, ela se consolida para brigar para o segundo turno e aposta num enfrentamento entre mulheres.
EXPECTATIVA - Carpina parou para acompanhar o desfecho da ação impetrada pelos próprios vereadores. A informação que conseguimos colher é que a decisão final sairá nos próximos dias.
PINGA-FOGO: Zé Augusto Maia e Izaias Regis poderão disputar suas respectivas candidaturas?