Coluna da quinta | Raquel rebate pedido de exoneração de secretária da Saúde
Por Guilherme Camilo, colunista interino.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), rebateu, nessa quarta-feira (22), as alegações de deputados estaduais do PSB de que a continuidade da secretária Zilda Cavalcanti e sua equipe é "insustentável e coloca em risco a vida da população pernambucana". De acordo com a gestora, “a gente vem trabalhando muito na saúde pública em Pernambuco, inclusive investindo mais, contrariando o que estão dizendo”.
Os parlamentares Diogo Moraes, Rodrigo Farias, Sileno Guedes e Waldemar Borges cobraram, em comunicado conjunto divulgado na última terça-feira (21), uma reestruturação da atual equipe de Zilda, incluindo sua exoneração da secretaria. Eles alegaram existir uma "falta de capacidade para gerir a saúde pública do estado".
Mesmo não mostrando estar pressionada pelo pedido dos deputados de oposição, Raquel não afirmou ou negou se Zilda Cavalcanti irá permanecer no cargo. A governadora se ateve a um discurso sobre ações da saúde realizadas por sua gestão, colocando Pernambuco como o Estado que mais investiu em saúde pública no Nordeste.
Na mesma semana em que o comunicado pressionando a governadora foi emitido, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) confirmou a morte de dez crianças de até 9 anos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O anúncio vem em meio à falta de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas e neonatais.
Além disso, com todo o problema na saúde pública de Pernambuco, um projeto de lei que aumenta o valor da diária em 100% dos plantões dos profissionais da saúde da rede estadual, em períodos de emergência, deve entrar em votação no plenário da Assembleia Legislativa, na próxima terça-feira, dia 28. A proposta foi enviada por Raquel Lyra, visando oferecer melhores condições e tornar o serviço mais atrativo para os especialistas.
CANDIDATO DO PALÁCIO: A governadora Raquel Lyra (PSDB) se posicionou sobre a possibilidade de Daniel Coelho (PSD), seu atual secretário de Turismo e Lazer, não disputar as eleições pela Prefeitura do Recife. “Daniel vai partir para uma nova jornada. Mas, antes, deixará todo o circuito junino prontinho para a gente brincar o melhor São João que nosso estado já viu". O secretário tem até o dia 6 de junho, pelo Código Eleitoral, para se desligar da pasta. Na oportunidade, Raquel também comentou sobre o deputado Federal Túlio Gadelha (Rede), que tenta viabilizar a candidatura para o pleito na capital pernambucana e tem grande proximidade com o Palácio do Campo das Princesas. "Ele vai disputar o seu espaço, mas já conta sempre com nosso respeito, com carinho, por ser um parceiro que busca ajudar". Túlio tenta ser candidato pela federação PSOL/Rede, mesmo após a deputada estadual Dani Portela (PSOL) ser oficializada como pré-candidata.
APOIO: Na tentativa de alavancar a campanha de pré-candidatura de Elias Gomes (PT) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o vice-presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, o prefeito do Recife, João Campos, estará presente, no próximo sábado (25), em um ato para celebrar o apoio do PSB ao petista. O evento acontecerá no Clube Ferroviário, no bairro de Jaboatão Centro. Além de João, estarão presentes lideranças populares e de partidos que integram a ampla frente progressista democrática de oposição ao prefeito Mano Medeiros (PL).
FRASE DO DIA: “Meu plano, em 2026, é apoiar um candidato pelo qual consigamos defender as pautas. Sou oposição ao governo Lula e vejo, infelizmente, o Brasil em rumos errados”, disse o senador Sérgio Moro, após ser absolvido pelo TSE.
RÁPIDAS
ABSOLVIDO: O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, absolver o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) das acusações de caixa dois, abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e irregularidades em contratos. Os ministros rejeitaram os recursos apresentados pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B) contra a decisão do TRE-PR, que absolveu o senador e ex-juiz da operação Lava Jato.
ALÍVIO FISCAL: O novo desenho do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi sancionado pelo presidente Lula (PT), durante evento no Planalto, sem a presença de sua equipe econômica. A proposta, que reduz a quantidade de empresas beneficiadas, estabelece um limite de isenção de tributos federais para o ano de 2026 ou até atingir um total de R$15 bilhões em isenções fiscais, sendo o que vier primeiro.
APROVADO: A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nessa quarta-feira (22), o Projeto de Lei (PL) 3127/2019 que autoriza a castração química voluntária para condenados reincidentes por crimes sexuais. A matéria foi aprovada pelo colegiado, em fase terminativa, por 17 votos favoráveis e três contrários. O texto agora segue para deliberação na Câmara dos Deputados.
AGRADECIMENTO: Foram oito dias de trabalho intenso, colocando no ar a coluna mais acompanhada do estado. Desde a última quarta-feira, eu, Guilherme Camilo, pude contribuir integralmente para a produção de assuntos debatidos nos quatro cantos de Pernambuco, quiçá do Brasil. Chegamos ao fim de uma maratona importante e aqui fica o meu agradecimento a Elielson Lima e toda a sua equipe, que confiou no meu trabalho, sempre respeitando os poderes, as cidades e suas figuras políticas e, sobretudo, o leitor do blog. A partir desta sexta-feira, Elielson retoma, sempre com maestria, a produção da coluna. Contem comigo sempre!
PINGA-FOGO: Zilda Cavalcanti será exonerada do cargo por Raquel Lyra?