Coluna da quinta | Raquel Lyra dá tom da campanha em inserção do PSDB
A prefeita de Caruaru e pré-candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) usou a inserção do seu partido para apresentar o tom que adotará em sua campanha estadual.
No primeiro momento, ela aposta no discurso de trazer as mulheres para a política. É esse sentimento que a tucana quer passar: um partido construído por mulheres. Depois, Raquel apresentou seu currículo. Até parecia o primeiro guia da campanha, no qual geralmente o candidato se apresenta.
O que chamou a atenção foi o uso da foto ao lado do ex-governador Eduardo Campos. Se na inserção do PSDB ela fez isso, imagine na campanha, num estado onde Eduardo é reverenciado.
Por fim, fica evidente que ela dará uma guinada ao discurso adotado pela centro-esquerda. Lembrando que a última vez em que a Oposição adotou essa estratégia foi com Daniel Coelho, em 2012, no Recife. Então tucano, Daniel arrancou de um quarto lugar para o segundo, obtendo 27% dos votos e quase levando a disputa para o segundo turno.
JANELA PARTIDÁRIA - Começa hoje e fica aberta por trinta dias a famosa janela partidária. É o momento do calendário eleitoral em que os deputados estaduais e federais poderão mudar de partido sem nenhum tipo de retaliação. Nos próximos dias, aqui em Pernambuco, os corredores da Assembleia estarão fervendo, em preparação a essas definições.
SAINDO NA PAZ – Apesar de a janela partidária ser destinada apenas aos deputados, o vereador do Recife, Junior Tércio, deixará o Podemos. A saída foi combinada com o presidente da sigla em Pernambuco, deputado Ricardo Teobaldo. Existe a expectativa de que Junior seja candidato a federal pelo União Brasil.
MDB - Ontem, o deputado federal Raul Henry teve uma longa conversa no Palácio. Uma fonte relevou ao blog que a montagem da chapa do MDB está se encaminhando. É necessário esse gesto, porque o senador Fernando Bezerra está de olho no partido.
ALEPE - A Assembleia Legislativa de Pernambuco volta às sessões plenárias presenciais na próxima terça-feira, dia 8 de março. Hoje, todos os servidores da Casa voltam ao trabalho presencial.
PINGA-FOGO: Quantos deputados vão mudar de partido em Pernambuco?