Coluna da quinta | O perigo do PSB em se tornar um apêndice do PT
Com uma briga interna longe do fim, o PSB não é nem de longe o mesmo o que foi deixado por Eduardo Campos e reestruturado por Miguel Arraes. A sigla socialista ampliou o racha entre o colegiado de Pernambuco e os paulistas. O maior problema agora é que até pernambucanos estão endossando os gostos de Márcio França, de olho no ministério.
Essa briga é tudo que o presidente Lula quer. Um racha se concretizando dentro do PSB pode tornar a sigla dependente cada vez mais do petista, assim como é hoje o PCdoB. A grande maioria da ala orgânica da sigla já ficou fora do mandato e agora espera uma sinalização para participar do novo Governo.
O PSB saiu pequeno das urnas, após uma redução brutal do tamanho da bancada federal. O partido hoje está menor do que Arraes pegou em 1993, quando assumiu a presidência nacional. Para uma nova reorganização, precisará de marcar território em espaços de poder.
UM MÊS… - Daqui a exatamente a um mês, a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) assumirá o Governo de Pernambuco. Ela fará história em ser a primeira mulher eleita e empossada para o posto. Há uma grande expectativa para o anúncio do seu secretariado.
...PARA A POSSE - Também faltam trinta dias para Lula assumir o Brasil pela terceira vez. O presidente eleito ainda também não divulgou os nomes dos seus auxiliares. Para aliados, ele só vai fazer isso após garantir a votação da PEC do estouro do teto. O líder mor do PT está em Brasília para tentar destravar esse projeto.
DIPLOMAÇÃO - O TRE-PE marcou a diplomação de Raquel Lyra, Priscila Krause, Teresa Leitão e todos os deputados estaduais e federais eleitos para o dia 19 de dezembro. O evento marcará a diplomação histórica de duas mulheres assumindo o Palácio e a primeira senadora por Pernambuco.
RÁPIDAS
TRANSIÇÃO - Um auxiliar próximo ao governador Paulo Câmara revelou à coluna que a ordem do chefe do Executivo estadual é de passar todas as informações para a equipe de transição em tempo rápido. "Não há nenhuma demanda reprimida. A ideia é apresentar tudo em tempo rápido. A ordem do governador é essa. Até as informações que fogem à lei da transição", disse palaciano.
JOGO DO PSB - Muitos não estão entendo a posição do PSB em seguir como aliado da governadora eleita Raquel Lyra. Até Sileno Guedes vem evitando a palavra “oposição” e fala em “não querer atrapalhar”. Uma boa quantidade de deputados já sinalizou o voto em Álvaro Porto para a presidência da Casa de Joaquim Nabuco.
SILÊNCIO VIGILANTE - O PP, sob o comando do deputado federal Eduardo da Fonte, se mantém em silêncio, aguardando a posição da governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) sobre a eleição da Mesa Diretora. “Ansiedade não produz resultados na política”, revelou parlamentar progressista.
PINGA-FOGO: Sem o deputado Antônio Moraes na Presidência da Alepe, o PP vai para a Oposição à Raquel?