Coluna da quinta | Lula volta ao Nordeste para tentar sacramentar seus candidatos no 2º turno
A coordenação da campanha do ex-presidente Lula mudou a estratégia de olho em dois principais estados: Bahia e Ceará. Lá, os candidatos apoiados pelo lider do PT estão na briga para irem ao 2º turno.
Diante dessa informação, a Frente Popular entrou em campo para viabilizar uma agenda em Pernambuco ao lado de Danilo, Luciana e Teresa. O desejo local é que ele fizesse um ato entre Petrolina e Juazeiro, como Bolsonaro fez recentemente.
Essa presença final de Lula no Nordeste antes do 1º turno servirá também para esquentar sua militância na tentativa de arrematar a eleição domingo.
PROMETEU AMOR EM VEZ DE CHICOTE - Durante sabatina da CBN Recife, a candidata Raquel Lyra (PSDB), prometeu diálogo com Assembleia e uma liderança conquistada, “tem dois tipos de conquistar uma liderança: no chicote ou no amor. Prefiro o amor e será assim que iremos governar Pernambuco”, disse.
VETO - Na mesma sabatina, a tucana vetou o apoio do PSB no 2º turno. “Não tenho compromisso com o PSB, com o erro e nem com o passado. Quero o apoio do povo”, disse Raquel. Ela ainda citou a formatação da chapa de Marília: “como Marília se apresenta como mudança se seu vice é o ex-secretário de Transportes de Paulo Câmara e seu senador até ontem estava no Governo?”.
TENSÃO PROPORCIONAL - Agora começa de fato a separação dos homens dos meninos, muitos candidatos a deputado estão roendo as unhas para domingo. Essa chegada final tem um peso na ida do voto pra urna. Isso não é nada científico, mas o eleitor tem um faro da derrota e da vitória.
RÁPIDAS
VOTO NA MULHER - 49% dos pernambucanos apresentam intenção de votar em uma mulher explicitamente, ou seja, somando os 34% de Marília com 15% de Raquel. Esse número pode ser maior porque não capta os indecisos.
VOLTOU ATRÁS - O candidato Anderson Ferreira (PL) decidiu mudar a estratégia e vai ao debate de hoje da TV Jornal. O efeito das ausências pesou em sua campanha. Ele acertou ir a esse último confronto antes do 1º turno. Marília por sua vez, não irá!
PINGA-FOGO: Quantos partidos não conseguirão garantir uma cadeira no Parlamento? A lista tá crescendo!