Coluna da quinta | Lula sinaliza para Márcia Conrado
A política é feita de palavra, atos e gestos. No encontro que teve, ontem, com a prefeita de Serra Talhada e nova presidente da Amupe, Márcia Conrado (PT), o presidente Lula sinalizou para a principal gestora petista do seu estado natal.
Ele disse que vai à Serra Talhada para inaugurar as unidades habitacionais e reforçou a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida no Nordeste. O presidente tem consciência de que foi a região que concedeu sua vitória na eleição passada e sabe que são poucos os atores novos do PT nos estados nordestinos.
Márcia surge como uma nova liderança petista em Pernambuco e terá o tapete vermelho estendido do Governo Federal para que sua gestão decole, ainda mais às vésperas da disputa da reeleição.
Por fim, como nova presidente da Amupe, Márcia aproveitou o encontro com o presidente da República para passar o sentimento dos prefeitos pernambucanos.
GOVERNO VENCEU - A vitória do Governo nas principais comissões da Assembleia Legislativa foi fruto de muita articulação e ação pessoal da governadora Raquel Lyra (PSDB), que fez questão de coordenar pessoalmente a política.
NINHO TUCANO - A executiva nacional do PSDB reuniu-se, ontem, presencialmente, pela primeira vez sob a presidência de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul. A governadora Raquel Lyra também participou da reunião, que debateu a estruturação dos seminários para aproximar a legenda da população.
DE VOLTA A CCLJ - O deputado estadual Antônio Moraes (PP) foi eleito ontem por unanimidade para presidir a Comissão Constituição, Legislação e Justiça, a mais importante da Alepe. Ao longo dos seus sete mandatos, ele já presidiu a CCLJ por duas vezes. Experiente e bom no trato, foi a melhor opção para o Governo encaminhar seus projetos. Hoje, a comissão tem 306 matérias para tramitação. Vai ser muito trabalho.
FRASE DO DIA: “Vivemos um episódio muito ruim e inédito ao longo desse processo, no qual prevaleceu a não política, a não capacidade de dialogar, e isso é muito ruim, não apenas para este parlamento, mas também para a própria democracia”, disse o deputado Waldemar Borges, ao ver o peso da articulação do Governo para a presidência das comissões da Alepe.
SERÁ? - O deputado Waldemar Borges (PSB) criticou duramente a articulação do Governo, que venceu a disputa pelas três principais comissões da Alepe. Ex-líder dos governos Eduardo Campos e Paulo Câmara na Casa, a fala dele acabou ganhando contornos de chiadeira, afinal o PSB em 16 anos de poder também atuou pesado por seus interesses, e agora sente os efeitos de não estar mais no comando.
RÁPIDAS
FEITOSA INDEPENDENTE - O chega pra lá dado no deputado Coronel Alberto Feitosa levou ele por gravidade para a Oposição. Além disso, deixou o parlamentar com toda a independência perante o palanque onde foi eleito.
ENTRE AGENDAS - Hoje, você vai assistir ao Entre Agendas com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco, Fernando Lins. Ele fez um breve balanço de sua gestão e falou das entregas que ainda vai fazer.
PINGA-FOGO: O prefeito de Serrita será cassado ou as CPIs não encontrarão nada?