Coluna da quinta | João Campos começa reforma do seu secretariado de olho na reeleição
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), iniciou uma reforma no seu secretariado de olho na ampliação do seu palanque em busca da reeleição. O socialista fechou a participação do União Brasil no seu governo, com a indicação da secretária Joana Florêncio para o Desenvolvimento Econômico.
Além do União Brasil, João conquistou de volta o PSD para seu time, com o retorno de Cacau de Paula ao comando do Turismo. Ela desembarcou do Governo ano passado no dia em que seu pai, André de Paula, foi anunciado como senador na chapa de Marília Arraes.
Há também expectativa para o embarque do MDB, com a nomeação do deputado Raul Henry como secretário, e a manutenção do Republicanos na pasta do Saneamento, porém com um novo secretário que deve ser anunciado ainda esta semana.
O que essa coluna havia antecipado, João concretizou. O socialista esperou a governadora Raquel Lyra montar seu staff e agora está entrando nas "brechas" deixadas por ela. Ele precisa consolidar seu palanque, porque no próximo ano terá um encontro marcado com o candidato ou candidata da governadora na eleição do Recife.
PRIMEIRA SECRETARIA - Às vésperas da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, três nomes se mantém vivos na disputa pela Primeira Secretaria: Gustavo Gouveia (SD), Rodrigo Novaes (PSB) e Aglailson Victor (PSB). O cenário ainda está em aberto e só deve começar a ser consolidado a partir da próxima semana, com alguns anúncios importantes que vão acontecer.
ENTRANDO NO JOGO - O presidente estadual do PT, deputado Doriel Barros, colocou seu nome como opção para a Primeira Secretaria, apenas para entrar no jogo e sentar à mesa. Ele não tem nenhum voto além dos seus correligionários. Desse jeito, não tem nenhuma chance de se viabilizar na Casa. A tendência é que ele siga o entendimento da federação. Há uma expectativa quanto a uma reunião desse grupo de partidos com o PSB para chegarem a uma convergência para a eleição da Mesa Diretora.
RÁPIDAS
MPPE - O promotor de Justiça, Marcos Antônio Matos de Carvalho, foi empossado, ontem, pelo Colégio de Procuradores de Justiça, como o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para o biênio 2023-2025. A governadora Raquel Lyra e sua vice Priscila Krause participaram do ato.
ALERTA - Por falta nomeação de seus presidentes, alguns serviços do Governo do Estado estão com atendimentos prejudicados, a exemplo da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e de alguns serviços do Detran. Isso é questão de ajustes que devem ser feitos logo após a aprovação da Reforma Administrativa.
BERLINDA - A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito para apurar a atuação da deputada Clarissa Tércio e dr mais dois deputados por incitação aos atos de terrorismo contra os Três Poderes, praticados no último domingo. Se isso se materializar, ela poderá ser cassada antes da posse.
PINGA-FOGO: Clarissa Tércio conseguirá escapar do Supremo?