Coluna da quinta | FBC se despede do Senado em grande estilo
Bastante emocionado e com uma trajetória que poucos possuem, o senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho (MDB) passou um longo tempo ontem na tribuna do Senado sendo aparteado por quase todos os senadores, que exaltaram suas características políticas e pessoais.
Com 40 anos de vida pública, FBC fez um balanço de sua atuação ao longo desses oito anos de mandato no Senado, ressaltando as crises que o País passou e as mudanças políticas também. Eleito em 2014, Bezerra foi de aliado de Dilma, conselheiro de Temer, emplacou o filho ministro e líder do Governo Bolsonaro.
Por fim, dono de um dos melhores discursos de Pernambuco, o ex-prefeito, ex-deputado estadual e federal, ex-secretário de estado e ex-ministro, também colocará no seu vasto currículo agora o de ex-senador.
TOM DE UNIÃO - Em seu discurso de posse, o senador Fernando Dueire disse que “o momento pede união e disposição". "Que possamos caminhar juntos sem amarras ideológicas ou partidárias em solução e iniciativas em favor do bem comum”, declarou, deixando evidenciado o tom do seu mandato nesse momento de transição do campo ideológico entre os governos.
PRIORIDADE - Na coletiva, a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) disse que o programa “Mães de Pernambuco” será sua prioridade nos primeiros dias de gestão. A mulher que tiver filho e se enquadrar nos critérios sociais receberá um auxílio de R$ 300.
SALDO POSITIVO - O encontro da governadora eleita com os prefeitos pernambucanos deixou um saldo muito positivo. A fala de Raquel de que as ações entre Governo e Municipío serão elencadas em parceria com os gestores soou muito positiva entre os participantes.
RÁPIDAS
SECRETARIADO - Perguntada sobre um prazo para o anúncio dos nomes dos seus secretários, Raquel brincou, revelando sua falta de pressa: “Tenha certeza de que no dia 1º de janeiro teremos todos os nomes”. Falou que o perfil “será de um secretariado técnico com sensibilidade política”.
ELEIÇÃO DO CONSÓRCIO - Após críticas de alguns integrantes do meio político, Raquel Lyra disse que a convocação feita por Paulo Câmara para a eleição no Consórcio Nordeste “está dentro do regimento". "Nosso jurídico fez essa análise”, explicou. O governador Paulo Câmara é o atual presidente do órgão e o sucessor será definido este mês, antes da posse da tucana.
SAINDO BEM - A série de homenagens e referências públicas que vem recebendo ao longo dos últimos dias demonstra que o governador Paulo Câmara está saindo muito bem do mandato, que escolheu ficar até o fim.
PINGA-FOGO: Quem será o líder da Oposição na Assembleia Legislativa?