Coluna da quinta | Álvaro Porto se consolida na disputa pela presidência da Alepe
Um projeto que nasceu ainda durante a campanha eleitoral do ano passado e foi tomando corpo com o passar dos dias chega agora às vésperas apontando para a consolidação do deputado Álvaro Porto (PSDB) para assumir a presidência da Casa de Joaquim Nabuco.
Ser aliado de primeira hora da governadora Raquel Lyra (PSDB) e filiado no partido dela foram elementos que determinaram a escolha do nome de Álvaro para presidente. Um grupo que começou pequeno, com apenas seis deputados de palanques diversos, depois se transformou em catorze e mais recentemente foi batizado de G30, como o próprio nome já diz, composto por 30 nomes.
A menos de uma semana para a eleição, se não acontecer nenhuma hecatombe, o deputado Álvaro Porto será presidente do Poder Legislativo. Essa não é primeira vez que ele se movimenta para assumir o posto, já que na atual Legislatura o tucano teve a coragem de bater-chapa contra um presidente que tentava a reeleição. Mesmo não vencendo, saiu grande pela votação que teve.
Por fim, sua eleição se consolidou com o sinal verde que recebeu do Palácio do Campo das Princesas. Com os votos pacificados na Casa, só uma interferência externa mudaria esse jogo, o que agora não terá mais.
ENXURRADA DE APOIOS - O deputado Gustavo Gouveia (SD) recebeu ontem uma enxurrada de apoios de vários partidos para a primeira secretaria. Um fato curioso é ver os deputados antecipando os votos pela imprensa.
AGENDA COM LULA - A governadora Raquel Lyra (PSDB) embarca hoje para Brasília, onde terá uma série de reuniões com ministros e participará do Fórum dos Governadores com Lula. Esse é o segundo encontro dos chefes estaduais com o presidente da República.
SALDO POSITIVO - O saldo dos encontros dos prefeitos com a governadora Raquel Lyra está sendo muito positivo. Os gestores que participaram do encontro elogiaram o formato.
VEZ DOS DEPUTADOS - Após as reuniões com os prefeitos, o Palácio está planejando uma conversa com os deputados estaduais.
CANDIDATURA OLÍMPICA - Mesmo sem votos, o deputado Francismar Pontes (PSB) se movimenta para lançar seu nome para primeiro secretário.
PINGA-FOGO: Terá bate-chapa na eleição da Alepe?