Coluna da quarta | Sob vaias e aplausos
Por Guilherme Camilo, colunista interino
O presidente Lula foi recebido, entre vaias e aplausos, nessaterça-feira (21), durante a abertura da Marcha de Prefeitos, em Brasília. Ao que parece, o clima entre Governo Federal e prefeituras não está 100% e o episódio expôs esse descontentamento de alguns dos gestores presentes. Mas, em resposta, o chefe do executivo pediu harmonia entre os entes federados e uma relação "digna e respeitosa", mesmo com as diferenças ideológicas e políticas de cada gestor presente no evento.
Após a reação dividida, o petista, ao fazer referência ao PAC Seleções (programa que seleciona projetos apresentados pelos Estados e Municípios), afirmou que sua gestão "não pergunta de qual partido é o prefeito, mas sim o problema da cidade".
Em determinado momento do seu discurso, o chefe do executivo pediu que os prefeitos "não permitam que eleições os façam perder a civilidade". Na ocasião, Lula realizou a assinatura de um decreto sobre convênios e transferências da União para os municípios.
Ele também anunciou a renegociação de dívidas previdenciárias dos municípios e a criação de novas regras para pagamentos de precatórios. O anúncio ocorre em meio a um impasse sobre a desoneração da folha de pagamentos, o que possivelmente gerou as vaias ouvidas pelo presidente.
BOA VANTAGEM: A mais nova pesquisa realizada pelo blog, em parceria com a Simplex/CBN, e divulgada com exclusividade, nesta quarta-feira (22), indica que o prefeito João Campos (PSB) se encaminha para a reeleição nas eleições 2024 do Recife em todos os cenários. No principal cenário eleitoral na capital pernambucana, João Campos soma 60,5% das intenções de voto. O levantamento representa uma larga vantagem sobre o candidato bolsonarista, Gilson Machado (PL), que fica em segundo lugar com 6,8% dos votos. Já em comparação com o candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra, o ex-deputado federal Daniel Coelho e atual secretário de Turismo e Lazer do Estado, os votos totalizam 3,6%. Na pesquisa espontânea, o socialista diminui a porcentagem, mas a vantagem continua alta, em relação ao segundo colocado, com 48,8% a 3,6%.
CRISE NA SAÚDE: Os deputados estaduais do PSB, Diogo Moraes, Rodrigo Faria, Sileno Guedes e Waldemar Borges,solicitaram, nessa terça-feira (21), que a Secretaria Estadual de Saúde sofra uma reestruturação imediata de sua atual equipe, incluindo o pedido de exoneração da secretária Zilda Cavalcanti. O pedido dos parlamentares é baseado na justificativa de que o setor está passando por uma crise ocasionada pela falta de planejamento, redução nos investimentos e situação crítica das unidades pediátricas do estado. Segundo comunicado, emitido em conjunto, "a população pernambucana está pagando o preço pela má gestão e pela negligência".
CLIMÃO: A novela envolvendo a disputa pela representação da federação Rede-PSOL na eleição do Recife ainda não chegou à sua apoteose, mesmo após a deputada estadual Dani Portela (PSOL) ter sua pré-candidatura oficializada, na última semana. Desta vez, o assunto do momento é a presença da representante do PSOL, Cleide Andrade, que é uma das dirigentes estaduais do partido, no ato voltado ao público feminino, intitulado "Mulheres com Túlio", realizado pelo deputado federal Túlio Gadelha (Rede), em Olinda. Nessaterça-feira (21), uma mensagem interna acabou vazando, na qual Dani expõe a presença da correligionária. A deputada foi procurada pelo blog e, em nota, a assessoria de Dani informou que "a deputada não irá comentar o conteúdo da mensagem vazada. O assunto será debatido em reunião da Executiva do PSOL realizada hoje à noite". Com isso, a batalha interna na federação, pelo pleito da capital pernambucana, segue sem uma resolução definitiva até que a direção nacional intervenha.
FRASE DO DIA: "Não permitam que eleições os façam perder a civilidade", pediu Lula entre vaias e aplausos durante Marcha dos Prefeitos, em Brasília.
RÁPIDAS:
FACILIDADE: O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) passou a publicar, desde essa terça-feira (21), as notícias sobre as suas decisões com uma linguagem simples. A versão resumida vale tanto para decisões tomadas por um só conselheiro, como para as colegiadas. Serão disponibilizados o resumo simplificado, como também o texto completo, que estará nos princípios da linguagem simples.
VACINA: O Senado Federal aprovou, nessa terça-feira (21), um projeto que institui o Programa Nacional de Vacinação nas Escolas Públicas de todo o país. De acordo com o texto, todas as escolas públicas de educação infantil e de ensino fundamental e também as que recebem recursos públicos serão obrigadas a participar do programa, no entanto a vacinação não será obrigatória para os alunos. A matéria também permite a adesão de escolas particulares e seguirá agora para a sanção do presidente Lula.
SEM ADIAMENTO: O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afastou a possibilidade de adiamento das eleições municipais no Rio Grande do Sul. A Corte crê que haverá tempo de oestado se recuperar o mínimo possível para que não seja necessária a mudança da data do pleito. Ministros do TSE avaliam que pouco mais de quatro meses, até 6 de outubro, data do primeiro turno, serão suficientes para a Justiça Eleitoral se reestruturar nas mais de 460 cidades gaúchas atingidas pelas águas, de um total de 497 onde há eleições.
PINGA FOGO: As medidas anunciadas por Lula apaziguam a relação com os municípios?