Coluna da quarta | Raquel mantém eleitorado duro na disputa pelo Governo
Há pouco mais de trinta dias da eleição, a candidata Raquel Lyra (PSDB) demonstra resiliência ao se manter em segundo lugar nas pesquisas, tomando como base a nova rodada da IPEC divulgada, ontem, pela TV Globo.
Sem uma chapa proporcional competitiva, sem um volume de campanha forte e com pouco tempo de propaganda eleitoral, Raquel vem demonstrando que tem um eleitorado duro e que, se mantendo assim, poderá colocar água no chopp de muita gente.
Outra coisa que fica evidenciada é que se Marília não tivesse entrado na disputa, Raquel estaria liderando isolada - assim como acontece hoje com a candidata do Solidariedade. O ingresso da neta de Arraes embaralhou o jogo para todo mundo, sobretudo para a ex-prefeita de Caruaru.
Portanto, é acertada a decisão de Raquel Lyra ao provocar Marília para o debate, pois dará ao eleitor a chance da comparação e aumenta a possibilidade da polarização entre as candidatas que lideram as sondagens eleitorais.
INCOERÊNCIA? - Após Raquel cobrar a presença de Marília Arraes nos debates, o candidato a deputado Raffiê fez um vídeo lembrando que a tucana não participou de nenhum debate na eleição de Caruaru, em 2020. Ele foi um dos concorrentes dela no pleito.
CENÁRIO EM ABERTO - Os números apontam para um cenário completamente em aberto para a segunda vaga do 2º turno. Os resultados da IPEC reforçaram - mesmo com outra metodologia - o cenário apresentado pela Simplex/CBN. Marília lidera isolada e os demais candidatos estão no mesmo patamar.
MATA NORTE - O candidato da Frente Popular, Danilo Cabral, cumpre uma agenda extensa na Mata Norte. Ele vai à Lagoa do Carro para inaugurar comitê ao lado de Judite; depois segue para Carpina, onde será recebido pelo prefeito Manuel Botafogo para inaugurar o comitê regional da campanha. Tem previsão de um encontro fora da agenda com prefeitos e lideranças locais.
BRIGA POR LULA - Após entrar na Justiça para ser a única com alcunha de senadora de Lula, Teresa Leitão conseguiu uma decisão que barrou André de Paula de usar a imagem do ex-presidente. A alegação é que o PSD, partido que André preside em Pernambuco, não pertence à coligação do líder mor do PT.
LITORAL NORTE - O secretário executivo de Gabinete do prefeito Yves Ribeiro, Marcos Eduardo, conhecido como Dudu, foi convidado pela candidata à governadora de Pernambuco, Marília Arraes, e pelo prefeito do Paulista para integrar o staff da coordenação da campanha, no Litoral Norte.
PINGA-FOGO: Terá mudança no primeiro escalão da Prefeitura de Carpina?