Coluna da quarta | PT e PSB sacramentam unidade com posse dos secretários e indicação de Teresa Leitão no Senado
O dia de ontem teve um tom muito significativo para a consolidação da aliança do PT com o PSB em Pernambuco. O processo de realinhamento entre as siglas se deu após anos, contando com dois gestos significativos: a posse dos secretários petistas no Governo do Estado e a indicação formal de Teresa Leitão para a vaga do Senado da Frente Popular.
O PT assumiu o comando de duas pastas que têm uma identificação com a sigla: Cultura e Desenvolvimento Social. Com dois nomes que historicamente trabalharam para garantir a unidade das siglas, sobretudo Oscar Barreto. A presença maciça de petistas históricos no ato de posse é a prova que as divergências ficaram no passado.
Depois, ontem, foi o dia que o Grupo Tático Eleitoral (GTE) nacional formalizou, através de nota, a indicação da deputada Teresa Leitão para a vaga do Senado. Um trabalho pessoal do ex-presidente Lula, que não abriu mão de ter uma petista neste posto.
Por fim, como coordenador do processo de sua sucessão, o governador Paulo Câmara faz gestos para animar a tropa petista e cravar no seu candidato Danilo Cabral a militância lulista no Estado.
PAPEL IMPORTANTE - O prefeito do Recife, João Campos, terá um papel importante na campanha de Danilo. Segundo a coluna apurou, ele vai coordenar toda a Metropolitana, onde se concentra a maior parte do eleitorado pernambucano. João sabe que seu futuro político passa pela vitória da Frente Popular este ano.
ENCONTRO MARCADO - Um dia depois de anunciar em coletiva que vai disputar o Senado, o deputado federal André de Paula tem uma reunião marcada com a deputada e pré-candidata Marília Arraes, em Brasília.
GESTO - O apoio de primeira hora do deputado Eduardo da Fonte à pré-candidatura de André de Paula ao Senado foi entendido como um gesto concreto de desembarque da Frente Popular. Ao mesmo tempo, a criação de um bloco que poderá receber outros atores, como Sebastião Oliveira (Avante) e Wolney Queiroz (PDT).
REAFIRMOU OS APOIOS - Em contato com blog, o vereador do Recife, Samuel Salazar, reafirmou seu voto em Tiago Pontes para estadual e Raul Henry federal. “Os meus candidatos eu não escondo de ninguém”, disse.
FEDERAL - O ex-deputado Silvio Costa está sendo animado por amigos e políticos para voltar a disputa uma vaga na Câmara Federal. Seu jeito irreverente e destemido está fazendo falta na tribuna do Congresso Nacional.
PINGA-FOGO: Quando André de Paula anuncia o apoio a Marília Arraes?