Coluna da quarta | Danilo e Miguel apostam suas fichas no início da propaganda eleitoral de olho no 2º turno
Donos dos dois maiores tempos de propaganda eleitoral, os candidatos Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (União Brasil) estão apostando todas as suas fichas no início dos programas para se consolidarem na eleição estadual e se projetarem para o segundo turno.
Outro fator comum entre eles é o desconhecimento. Mesmo sendo da política, Danilo e Miguel são os mais desconhecidos entre os candidatos a governador. Na ciência política, o desconhecimento é uma chance clara de crescimento. Os comerciais começam na sexta-feira (26) e terão um peso diferenciado na eleição deste ano.
Por fim, o candidato da Frente Popular ainda tem na manga o peso de um grupo grande e enraizado em todo estado. Já Miguel vem apostando na relação direta com vereadores e montando um grupo pulverizado. Tomando por base as pesquisas, a segunda vaga está completamente em aberto e a disputa por ela promete ser um clássico a parte nesta campanha.
ESTRATÉGIA DE ANDERSON - Em entrevista à uma rádio do Recife, o candidato Anderson Ferreira (PL) colocou Miguel, Danilo, Raquel e Marília no palanque de Lula, e apenas ele com Bolsonaro. Essa é uma estratégia acertada para marcar terreno no campo bolsonarista e na direta em Pernambuco. Ainda há espaço para o ex-prefeito de Jaboatão crescer no eleitorado do presidente no estado.
CHANTAGEM DE BIVAR - Após provocar uma bagunça nas chapas proporcionais do União Brasil para voltar a disputar um mandato de federal, Luciano Bivar, presidente nacional da sigla e dono do cofre, está usando sua força para chantagear os candidatos a estadual para dobrarem com ele. No comando do maior fundo eleitoral da história, Bivar ameaça não liberar recursos para quem não casar o voto com ele.
RÁPIDAS
CIRO LIGHT - Além de se apresentar no Jornal Nacional numa versão light diferente do habitual, o candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) conseguiu apresentar suas propostas com muita clareza.
INCOERÊNCIA - O interessante é Ciro querer tentar passar a imagem de articulador numa campanha em que não conseguiu atrair nenhum outro partido em torno de sua candidatura. A prova disso é que ele montou uma chapa puro sangue.
CARGA TOTAL - O governador Paulo Câmara liberou, ontem, um pacote de obras no valor de R$ 66 milhões para 15 municípios de várias regiões do estado. O Palácio do Campo das Princesas estava lotado de prefeitos e deputados para acompanharem esses anúncios.
RENOVOU APOIO - O ex-prefeito de Limoeiro, João Luis, em contato com o blog, renovou apoio às candidaturas de Cayo Albino (estadual) e Milton Coelho (federal). Havia rumores de que ele mudaria de deputados, o que de fato não aconteceu.
PINGA-FOGO: Quem disputará o segundo turno com Marília?