Coluna da quarta | Campanha de Marília aposta todas as fichas no apoio de Lula
Diante da crescimento da candidata Raquel Lyra (PSDB), constatado pelas pesquisas divulgadas ontem, a campanha de Marília Arraes (Solidariedade) está apostando todas as fichas no apoio do ex-presidente Lula para reverter o quadro atual.
O ex-presidente desembarca no Recife, nesta sexta-feira (14), para realizar uma caminhada ao lado de Marília. Esse evento será a concretização do apoio dele à neta de Arraes.
Com tempo iguais na propaganda eleitoral gratuita, Marília vai apostar na nacionalização do debate e usar o máximo da imagem de Lula ao seu lado. Diferente de Danilo no 1º turno, Marília tem uma identificação maior com o petista, o que ajudará muito na tentativa de casar o voto.
VIRADA GRANDE - Tanto a Real Time Big Data quanto o Ipec trouxeram números animadores para a candidata Raquel Lyra (PSDB), que virou o 1º turno em segundo lugar. Ela não só tomou a liderança como abriu uma margem considerável para Marília. Um instituto ratificou o outro, mesmo tendo metrologias diferentes. Agora é aguardar para ver se isso é uma tendência ou um fenômeno momentâneo.
70% DOS VÁLIDOS - Esse é o número de votos válidos que a campanha de Lula quer obter em Pernambuco neste 2º turno. A informação foi do coordenador da campanha, senador Humberto Costa. “Estamos com essa meta de chegar aos 70%. Reunimos os prefeitos que estão com Lula. Estou animado que isso se torne real no dia 30”, revelou à coluna. No primeiro turno, o petista teve 65,27% em Pernambuco, e Bolsonaro 29,91%.
SUBINDO NO PALANQUE - Quem pensava que o apoio do governador Paulo Câmara a Marília seria discreto se enganou. O socialista revelou que vai subir no palanque e pedir votos. O governador conquistou vários apoios de prefeitos para a candidata do Solidariedade. Vem mostrando que é um homem de partido.
RÁPIDAS
APOIO - Quem também declarou voto em Marília foi seu primo e deputado federal eleito Pedro Campos. “Vou seguir meu partido. Entendo que houve uma aglutinação das forças de esquerda em torno de Marília”, justificando o voto. Ele reafirmou que sua prioridade é Lula.
APOIO SIMBÓLICO - A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, confirmou à coluna que estará com Raquel Lyra para governadora. Márcia é a coordenadora da campanha de Lula no Sertão. O voto pode neutralizar a tentativa de colocar em Raquel a pecha bolsonarista.
MOSTROU FORÇA - Mesmo findando seu Governo, Paulo Câmara mostrou força em reunir mais de 80 prefeitos, além de ex-prefeitos e lideranças para planejar a campanha de Lula. Eduardo Campos fez isso em 2010 e o PSB fez em 2014.
ARRANHADA- A relação do prefeito de Gravatá, Padre Joselito, com seu deputado estadual Waldemar Borges não está no melhor momento. O gestor demitiu secretários indicados pelo parlamentar sem sequer comunicar. Faltou tato político depois que Wal, como é conhecido, saiu grande das eleições na cidade.
PINGA-FOGO: Lula conseguirá reverter o quadro para Marília?