Coluna da quarta | Álvaro Porto dá o tom de sua gestão na formação da chapa
Com o discurso da pacificação e da unidade, o deputado Álvaro Porto (PSDB) apresentou formalmente sua chapa para a Mesa Diretora da Alepe ontem. A composição dos candidatos ao seu lado contempla todos os partidos que compõem a nova Legislatura.
Essa formatação da chapa é o tom que Porto deverá adotar no biênio que inicia hoje. “Construímos um caminho de consenso, buscando a pacificação, para que possamos fazer uma legislatura marcada por um trabalho executado com unidade e harmonia”, disse Álvaro Porto.
Por fim, faltando algumas horas para seu nome ser aclamado como novo presidente, Porto ainda vai trabalhar para que toda a sua chapa seja eleita hoje com tranquilidade. Uma reunião está marcada para a manhã desta quarta (1°), a fim de fechar os últimos detalhes.
PSDB NA VITRINE - Com a eleição de Raquel Lyra para o Governo, o PSDB saiu do quase ostracismo para o posto mais alto do Estado. Agora, com vitória de Álvaro, a sigla ressurge das cinzas, de apenas uma cadeira na Legislatura passada para três e somando a presidência. Nem Sérgio Guerra sonhava com tamanha força política.
CURIOSO - O deputado Eriberto Medeiros deixou a presidência da Assembleia Legislativa e assume hoje o deputado Álvaro Porto. Eles têm uma coisa em comum que poucos sabem: são comissários da Polícia Civil de Pernambuco. A Secretaria da Fazenda já fez alguns governadores, e agora a Polícia Civil está fazendo presidentes da Alepe.
NOME FORTE - Mesmo ainda não confirmado, o nome de Aldemar Santos, conhecido como Dema, foi muito bem-recepcionado para a Secretaria de Governo do Recife. A notícia foi trazida com exclusividade por este blog e causou muita repercussão no meio político estadual. Do jeito que vai, João Campos está montando um time de olho já a reeleição.
VOLUME DE TRABALHO - O senador Fernando Duere (MDB) vem chamando a atenção pelo seu volume de trabalho. Ele debateu com o ministro José Múcio a implantação da Escola de Sargento em Pernambuco, e também teve audiência com Newton Gibson, pernambucano que assumiu a presidência Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga (ABTC).
RÁPIDAS
ROMARIA - Os gabinetes dos ministros pernambucanos estão recebendo uma verdadeira romaria dos novos parlamentares e aliados, que estão na Capital Federal para a posse de hoje. Os ministros José Múcio e André de Paula são os mais procurados.
PRESSÃO - De última hora, o deputado Francismar Pontes (PSB) promete ir para o bate-chapa com Doriel Barros pela segunda-vice-presidência da Assembleia Legislativa. A candidatura de Pontes é entendida como uma retaliação às decisões de Doriel na eleição da Mesa.
LIDERANÇA - O deputado federal Clodoaldo Magalhães vai assumir a liderança do PV na Câmara dos Deputados. Em seu primeiro mandato no Congresso, já chegar ao posto de líder é uma demonstração de força política.
PINGA-FOGO: Quem vai vencer a eleição do Senado?