Coluna da quarta | A República de Pernambuco na transição de Lula
Desde que iniciou o processo de transição, coordenado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), os pernambucanos vêm tomando um protagonismo grande nas nomeações da equipe do futuro governo.
A lista é grande: vai do governador Paulo Câmara, passa pelo prefeito do Recife, João Campos, além dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão. Ontem, foi anunciada uma série de nomes que mais parece a base congressual do próprio Governo, com dez deputados federais. Chamou a atenção a presença de Marília Arraes, André de Paula, Danilo Cabral e Sebastião Oliveira, que disputaram eleições majoritárias em palanques opostos.
A expectativa é de que desses nomes hoje postos, grande parte deles seja aproveitada no novo Governo. Alguns fatores serão fundamentais, entre elas a quantidade de ministérios que o PSB vai comandar. Depois, se nomes como Marília Arraes, que vem de um partido de pouca representatividade, porém levantou a candidatura de Lula no segundo turno, terão protagonismo.
Por fim, de todos os nomes da lista, o que tem mais força para ocupar a Esplanada dos Ministérios hoje é o governador Paulo Câmara. Pela sua proximidade com o presidente eleito e por seu papel estratégico na aliança entre o PSB e PT, além de ter abdicado de uma eleição pavimentada de senador para ceder à uma petista.
SENADO – A senadora eleita Teresa Leitão (PT) está passando a semana em Brasília para se inteirar do mandato e participar de um curso promovido pelo Senado. A petista foi recebida pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, para uma breve conversa sobre o próximo ano.
QUESTIONOU – O PL e o presidente Bolsonaro enviaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de anulação dos votos em algumas urnas nas eleições. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, respondeu dando a eles um prazo de 24 horas para ampliar os questionamentos do primeiro turno também. Esse jogo pode colocar o PL numa saia justa, devido ao quantitativo de parlamentares eleitos.
RÁPIDAS
PSB – O presidente do PSB pernambucano e deputado estadual eleito Sileno Guedes reúne a bancada para definir os rumos dos socialistas na Assembleia Legislativa. Ele vai trabalhar para manter a unidade e definir o tom que o grupo vai adotar em relação ao Governo Raquel Lyra.
INTERNACIONAL – Por falar na governadora Raquel Lyra (PSDB), ela embarca hoje para um curso na Inglaterra. Outros governadores também estarão no curso em Londres, como Eduardo Leite, reeleito no Rio Grande do Sul e correligionário da pernambucana.
EMOCIONANTE – Após alta hospitalar, a prefeita Dayse Juliana foi recebida por muitos populares em Primavera. No último dia 14, ele e seu esposo João Paulo sofreram um acidente próximo a Paulo Afonso. Ele não resistiu, e ela estava hospitalizada desde a data. A recepção na cidade foi pura emoção.
PINGA-FOGO: Paulo Câmara será ministro de qual pasta do Governo Lula?