Ciro afirma que planeja retomar valores da diplomacia brasileira em reunião com embaixadores da UE
O candidato a Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), marcou presença, ontem (22), em um encontro com embaixadores da União Europeia, em Brasília. No encontro, disse que, se eleito, pretende retomar os valores da diplomacia brasileira. Com informações do portal G1.
Ciro falou com a imprensa após a reunião. Ele afirmou que buscará basear a política externa em princípios tradicionais das relações externas do Brasil, como a busca por solução pacífica de conflitos e a não intervenção em assuntos domésticos.
“Ela [diplomacia] será guiada por dois blocos de valores. O primeiro, eu herdo do barão do Rio Branco, da melhor tradição diplomática que o mundo inteiro respeitava e que nós perdemos agora nesse período de Bolsonaro, que é solução pacífica dos conflitos, a não intervenção em assuntos domésticos de outras nações em direção à autodeterminação dos povos”, afirmou o candidato.
O segundo bloco, explicou Ciro, é priorizar relações dentro de grupos e blocos, como o Mercosul e o Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul). Ciro também comentou a guerra na Ucrânia. Para Ciro, a Rússia não tem o direito de invadir o território do país vizinho. Por outro lado, afirmou que a Organização do Tratado do Atlântico-Norte (Otan), que reúne potências militares ocidentais, gerou animosidade ao aceitar como membros países vizinhos da Rússia.
“A Rússia não tem direito de invadir a o Ucrânia. Essa é a primeira e inequívoca posição. Entretanto, em direção àqueles outros princípios, como a solução pacífica dos conflitos, vem essa segunda opinião. Para quê? É uma pergunta que eu estou fazendo e fiz aos outros embaixadores. Para quê expandir a Otan?”, questionou.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2024
Eduardo da Fonte receberá Medalha José Mariano na Câmara do Recife
A homenagem foi proposta pelo vereador Ronaldo Lopes (PP)