Chapa Lula-Alckmin é aprovada por federação para as eleições deste ano
Foto: Ricardo Stuckert
Aconteceu, hoje (21), na convenção nacional, a confirmação da Federação Brasil da Esperança (constituída por PT, PCdoB e PV) sobre a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência neste ano. Também foi aprovado a chapa com o ex-governador Geraldo Alckmin como vice-presidente e a formação de uma coligação com PSB, Psol, Rede e Solidariedade, partidos que já fazem parte do Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil.
A reunião foi realizada em um hotel na zona sul de São Paulo (SP). Os dois candidatos, que cumprem agenda cultural em Pernambuco na manhã desta quinta, foram informados da decisão e agradeceram o apoio dos partidos.
A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, foi quem conduziu a reunião. Ela afirmou que a coligação do Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil (com PT, PCdoB, PV, PSB, Psol, Rede e Solidariedade) foi formalizada, mas ainda pode receber outros partidos que se interessarem em fazer parte.
“Aprovamos a nossa coligação de sete partidos, mas também delegamos à Executiva Nacional da federação poderes para discutir com outros partidos que possam querer integrar. Falamos sobre a importância da construção da unidade do campo político que estamos representando”, afirmou Gleisi. “É muito importante que a gente tenha esse movimento na política dos democratas, dos progressistas”.
O presidente nacional do Partido Verde, José Luiz Penna, afirmou que as causas do partido tiveram grande receptividade pela federação e pela chapa. “Vamos buscar votos todos os dias para eleger Lula e Alckmin no primeiro turno”, declarou.
Representando o PCdoB, Walter Sorrentino, vice-presidente nacional do partido, disse que a convenção “é singela, mas de grande significado pelo momento histórico”.