Célia Santos entrega nova Casa da Cidadania em Ipojuca
Às vésperas do Natal, os ipojucanos receberam, nesta terça-feira (20), a nova Casa da Cidadania, espaço dedicado à realização de diversos serviços e atendimentos na área de cidadania. Além das ações já oferecidas, dobrando a demanda ofertada, o novo imóvel, inaugurado pela Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Assistência Social, abrigará um posto avançado da Defensoria Pública de Pernambuco, sendo o primeiro município do Brasil a possuir esse serviço descentralizado, contando com quatro advogados, três estagiários e um defensor público nomeado exclusivamente para atuar no local. Outra novidade, que começa a funcionar nesta quarta (21), é um posto avançado da Receita Federal.
Para a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, a nova Casa da Cidadania é um espaço de excelência que vai beneficiar toda a população do Ipojuca. “É muito gratificante saber que estamos inaugurando esse espaço com tantos atendimentos de qualidade, ampliando os serviços, representando um cuidado para todos os cidadãos. E quero dizer a vocês que em 2023 teremos muito mais entregas em toda a cidade”, disse a gestora. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Anne Banja, “com certeza o cidadão ipojucano ganha muito com todos esses serviços que serão ofertados. Tenho certeza que nessa Casa nós teremos esse êxito na transversalidade entre as instituições”, reforçou.
Presente no evento, o defensor público geral de Pernambuco, Henrique Seixas, destacou o direito de acesso à Justiça. “A Defensoria tem o direito constitucional de prestar esse serviço de forma integral e gratuita para todos aqueles que têm necessidade desses serviços, e hoje, entregamos mais cidadania para os ipojucanos, junto com outras entidades parceiras”.
Também participando do evento, o delegado da Receita Federal, Carlos Eduardo da Costa Ferreira, pontuou que a Receita Federal se junta a essas entidades para prestar um melhor serviço para a população. “Aqui, o cidadão poderá solucionar qualquer problema com a Receita”, disse. O evento contou ainda com a presença da vice-prefeita Patrícia Alves; do deputado estadual Romero Sales Filho; do coordenador do Núcleo Ipojuca da Defensoria, Vinicius Ferreira; do coordenador do posto avançado da Casa da Cidadania, Diogo Vale da Silva; além de vereadores e secretários municipais.
Serviços da Casa da Cidadania:
– Emissão de RG, de reservista, de carteirinha de Livre acesso (carteirinha dos idosos e deficientes), além de orientação para emissão da Carteira de Trabalho que agora é feita online.
– Posto da Receita Federal ofertando regularização do CPF irregular, multa de IRPF, IRPJ, abertura de MEI, novos CPF.
– Defensoria Pública para atendimento das pessoas vulneráveis.
– E em Janeiro, será inaugurada, dentro do local, a Casa da Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco onde serão realizadas audiências de conciliação com a participação de psicólogos e assistentes sociais.