Campanha de Teresa Leitão sofre punição na Justiça Eleitoral
A Justiça Eleitoral decidiu, nesta segunda-feira (19), a favor da Coligação Pernambuco Com Força de Novo e o candidato ao Senado, Carlos Andrade Lima, apontando irregularidades na propaganda política da candidata Teresa Leitão. Na decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco, a candidata apresentou uma pesquisa eleitoral irregular, sem divulgação dos dados previstos por lei (artigo 10 da Resolução do TSE de nª 23.600/2019).
Segundo a decisão do Tribunal foi identificado na propaganda que o locutor aponta que “pesquisa da Globo confirma Teresa Leitão na frente de todas as pesquisas”, mas sem citar as referências necessárias como o número da pesquisa eleitoral cujo resultado está sendo divulgado, entidade contratante, empresa que realizou, margem de erro, nível de confiança e número de entrevistas.
“A falta de clareza na divulgação de pesquisa eleitoral, além de infringir a legislação eleitoral, pode criar o ‘efeito manada’ e, a presente decisão do TRE, por finalidade vai impedir que os eleitores votem em candidatos que estão supostamente na frente. Ganha, portanto, a democracia com eleições limpas”, explica o advogado Raphael Souto, da coligação Pernambuco Com Força de Novo.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2024
Eduardo da Fonte receberá Medalha José Mariano na Câmara do Recife
A homenagem foi proposta pelo vereador Ronaldo Lopes (PP)