Camaragibe aposta na descentralização para atender mais pessoas na Cozinha Comunitária
Camaragibe, cidade da Região Metropolitana do Recife, foi contemplada pelo Governo do Estado de Pernambuco com uma Cozinha Comunitária. Inaugurada em 06 de julho, o equipamento distribui 200 refeições para pessoas em vulnerabilidade social no município. E, uma das estratégias empregadas pela prefeitura para atender mais pessoas é a descentralização.
A Cozinha Comunitária fica localizada na Rua Francisco de Paula Correia de Araújo, no bairro do Timbi, na área central da cidade. Porém, em um município com 55 mil km² de área, o prédio não é facilmente acessível para todos.
Para solucionar o problema, a Prefeitura de Camaragibe encaminha diariamente 50 refeições produzidas na cozinha para o CRAS V, localizado na Rua Lauro Muller, nº 48, em Vera Cruz. A distribuição permite que as pessoas em vulnerabilidade social moradoras de Aldeia sejam atendidas.
“O combate à fome deve ser uma prioridade em qualquer gestão. Apenas vencendo a fome podemos ir além e pensarmos em outras políticas de inclusão. Em uma cidade grande como a nossa, a descentralização é crucial para garantir que todos que precisam sejam atendidos. A nossa gestão está sempre pensando em soluções estratégicas para fazer com que as políticas públicas cheguem em todos os cantos de Camaragibe”, pontua Doutora Nadegi Queiroz, prefeita do município.
_Como funciona a Cozinha Comunitária de Camaragibe?_
A Cozinha Comunitária de Camaragibe oferta 200 almoços diários aos munícipes cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social - Cras, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Flor do Camará e no Consultório na Rua.
As fichas para recebimento das refeições começam a ser distribuídas às 11h de segunda à sexta. Cada cadastrado tem direito a um almoço. Para garantir a qualidade nutricional dos alimentos oferecidos, o equipamento conta com uma equipe multidisciplinar.