Bilhete único do metrô deverá ser aprovado nesta quinta-feira
Uma promessa feita há 10 anos pelo PSB vai se tornar realidade a partir de hoje na Região Metropolitana. Por proposta da governadora Raquel Lyra, o Conselho Metropolitano de Transportes deve aprovar, sem dificuldades, a implantação do bilhete único para uso dos usuários de ônibus. A governadora também resolveu negar o reajuste da tarifa proposta pelos empresários, de forma que também não vai haver aumento no preço da passagem. Com o bilhete único extingue-se o anel B que é usado sobretudo na Região Metropolitana norte e todos passarão a usar o anel A.
O bilhete único vinha sendo cobrado aos governos socialistas, sobretudo ao governador Paulo Câmara, em seus oito anos de mandato e consolida a posição da governadora de beneficiar sobremaneira os usuários de transporte público. Para fazer isso, Raquel mandou cancelar uma reunião do Conselho, formado pelo estado, empresários, municípios e trabalhadores, que estava prevista para a sexta-feira da semana pré-carnavalesca e onde a proposta era de um reajuste de mais de 20% no preço da passagem.
Feito isso ela autorizou que o encontro fosse marcado para hoje e enviou uma mensagem negando o reajuste e implantando o bilhete único. Antes mesmo da proposta ser aprovada a vice-governadora Priscila Krause já comemora no seu instagran a conquista, uma vez que, tendo maioria no conselho, o Governo aprova o que desejar. Não está claro ainda como o Governo vai bancar essa nova proposta mas é provável que o faça aumentando o subsidio que já dá ao sistema para manter o preço da passagem em nível inferior aos aumentos da inflação.