Augusto Coutinho assume quarto mandato como deputado federal por Pernambuco
O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE) foi empossado para seu quarto mandato consecutivo no Congresso Nacional. O parlamentar participou da sessão que marcou o início da 57ª legislatura, realizada no plenário na Câmara, na manhã desta quarta-feira (01/02), quando fez seu juramento de posse.
"É o começo de mais um ciclo de trabalho e desafios no objetivo de levar desenvolvimento ao povo de Pernambuco", destacou o parlamentar. Ele foi reeleito em outubro do ano passado com 101.142 votos, maior votação em sua trajetória política.
Entre as prioridades do deputado em 2023 está a aprovação de mudanças na CLT para beneficiar motoristas de aplicativos, conforme previsto no Projeto de Lei 5069/2019, do qual é relator. Augusto também seguirá atuando em prol da instalação da Escola de Sargentos do Exército, projeto que trará cerca de R$ 1,8 bilhão em investimentos para Pernambuco.
Outro marco desta legislatura será a entrada em vigor, em abril, da nova Lei de Licitações, que também teve relatoria de Coutinho na Câmara.
O trabalho para propiciar investimentos na infraestrutura do municípios seguirá prioritário. Ao longo de seus três primeiros mandatos como deputado federal, Augusto Coutinho já conseguiu destinar cerca de R$ 370 milhões em emendas parlamentares para Pernambuco. Os recursos possibilitaram a realização de obras e projetos nas áreas da saúde, educação, saneamento, pavimentação, abastecimento hídrico, assistência social, cultura e geração de emprego.
As realizações, que contemplam cidades de todas as regiões de Pernambuco, incluem a construção da nova Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, adutoras para levar água do Rio São Francisco aos sertanejos e a implantação dos hospitais da Mulher e da Criança no Recife.
O deputado federal Augusto Coutinho é autor da Nova Lei da Adoção, promulgada em 2017, que tornou mais rápido e menos burocrático o processo para adotar crianças e adolescentes no Brasil.
Além disso, o parlamentar teve atuação decisiva para arquivar o projeto que previa o autosserviço nos postos de gasolina e ameaçava 500 mil empregos.
Ainda como deputado federal, Augusto Coutinho foi líder da bancada do Solidariedade e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC). O parlamentar também integrou as comissões da Reforma Tributária (2020), da Reforma Previdenciária (2019) e da Reforma Política (2011). Atualmente, o parlamentar é coordenador da bancada federal de Pernambuco e integrante da Frente Parlamentar do Setor de Serviços.
Augusto Coutinho iniciou sua trajetória na vida pública como vereador do Recife, cargo que ocupou por dois mandatos, e também foi deputado estadual por três legislaturas.