Áudios gravados por infiltrados em grupos de WhatsApp incitam à violência em Vitória de Santo Antão
Autoridades locais estão em alerta devido a áudios circulando em grupos de WhatsApp que incitam e incentivam atos criminosos na cidade da Vitória de Santo Antão. Em resposta a essa ameaça à ordem pública, a Polícia Militar de Pernambuco e o Ministério Público estão conduzindo uma ação conjunta para identificar e responsabilizar os autores dessas mensagens de incitação à violência.
Os áudios incitadores têm gerado preocupação na comunidade e chamaram a atenção das autoridades locais. Em um dos áudios, um indivíduo chama outros membros a "quebrar tudo.” Ele diz que, “tem que tocar fogo em pneu, tem que parar tudo", em um ato criminoso, o que levanta sérias preocupações quanto à segurança pública em prédios públicos e privados.
A situação ganhou destaque após um protesto realizado na última sexta-feira, dia 15 de setembro, organizado por alguns mototaxistas que contestavam as blitzes realizadas pela Polícia Militar e pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Essas ações organizadas pelo governo do estado, têm o objetivo de promover a segurança no trânsito e garantir o cumprimento das leis com várias finalidades específicas, incluindo a verificação de documentação, prevenção de irregularidades, verificar as condições técnicas dos veículos, combate à embriaguez ao volante e a promoção da educação no trânsito, evitando que ações imprudentes façam vítimas, como recentemente aconteceu no centro de Vitória, onde uma idosa faleceu após ter sido atropelada por uma motocicleta.
Punição
A Polícia Militar já está identificando os autores dos áudios ameaçadores, e medidas legais serão tomadas para coibir qualquer ação que possa comprometer a ordem pública e a segurança da comunidade. Não se sabe se essas mobilizações têm motivações políticas.
Autoridades locais enfatizam a importância da liberdade de expressão, mas ressaltam que essa liberdade não deve ser usada para incitar a violência ou ameaçar a segurança pública. A comunidade está sendo incentivada a denunciar qualquer atividade suspeita que possa comprometer a paz e a tranquilidade da cidade.
A ação conjunta da Polícia Militar e do Ministério Público demonstra o compromisso com a segurança da Vitória de Santo Antão e a determinação em combater qualquer tentativa de incitar atos criminosos na região.