Assembleia Legislativa de Pernambuco amplia serviços de saúde
Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe implementou, por meio da Mesa Diretora, uma equipe multidisciplinar para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O grupo atende crianças e adolescentes e de acordo com a Nutricionista Rafaela Crespo, profissional que integra a equipe, “a questão nutricional, deve ter uma abordagem adequada e individualizada, evitando que a seletividade alimentar leve à deficiência de nutrientes essenciais para o desenvolvimento físico e cognitivo”. Também parte integrante do programa, a fonoaudióloga neurofuncional Eneida Virgínia, destacou que “o tratamento correto auxilia na interação social, ajuda a reduzir as estereotipias e estimula a comunicação, dentre tantos outros benefícios”. O Superintende de Saúde, Wildy Ferreira, destacou como fundamental essa abordagem integrativa entre Psicólogos, Nutricionistas, Fonoaudiólogos e Terapeutas Ocupacionais: “As terapias integradas são de extrema importância para a melhoria da vivência social da criança, ajudando o desenvolvimento mental e motor”.
O Primeiro Secretário da Casa, Deputado Gustavo Gouveia (SD), destacou também a importância da intervenção precoce no tratamento do autismo e complementou: “Dentro e fora da Assembleia Legislativa, seguimos em busca de ações para acolher, tratar e dar mais dignidade as pessoas diagnosticadas com TEA e seus familiares. Juntos, garantiremos que pessoas autistas tenham sempre seus direitos garantidos”.
A iniciativa faz parte da ampliação dos serviços de saúde, um dos pontos de destaque da gestão atual da Casa. “A ampliação dos serviços ofertados pela SSMO reafirma o nosso compromisso com os funcionários e dependentes que precisam de assistência médica. Desde o início da atual legislatura, em fevereiro, estamos trabalhando em favor da harmonia da Casa e este trabalho passa também pelo bem estar e dignidade dos servidores. Tanto a reestruturação quanto a ampliação do serviço de saúde indicam que seguimos neste caminho”, afirmou o presidente da Alepe, Deputado Álvaro Porto (PSDB).