Ariano, Eduardo e Arraes recebem homenagem de Tadeu Alencar em seu comitê
A Casa 4020, comitê da campanha do Deputado Federal Tadeu Alencar (PSB), candidato à reeleição, tem, desde sua inauguração, na Praça de Casa Forte, três homenageados ilustres. Em tamanho natural, painéis com as caricaturas do escritor Ariano Suassuna e dos ex-governadores Eduardo Campos e Miguel Arraes, da varanda dão as boas vindas a quem chega e chamam atenção de quem passa.
Tanto Ariano quanto Eduardo e Arraes possuíam ligação estreita com o bairro e com a praça, em particular. "A Praça de Casa Forte tem uma simbologia muito grande para o nosso Estado. Seja por sua importância estética e urbanística - é a primeira praça projetada por Burle Marx em Pernambuco -, seja por ser cenário de embates históricos. Ariano, Eduardo e Arraes sempre estavam presentes", justifica Tadeu Alencar, também morador do bairro desde os anos 1980.
Os painéis, obra do caricaturista e retratista pernambucano Sidney Silva, lembram a história dos três homenageados, dos quais é admirador. "Ariano Suassuna é a sabedoria, criatividade e cultura de quem soube representar tudo isso. Eduardo Campos sempre se fará presente na memória do povo Pernambucano pela herança de sua forte e atuante vida política. E Miguel Arraes sempre foi um defensor obstinado dos pobres", diz o artista plástico, há 30 anos no ofício.
SÍMBOLOS DA DEMOCRACIA
Sobre as três figuras históricas, Tadeu Alencar recorda de Ariano cantando "Madeira que cupim não rói", frevo histórico de Capiba, pela Praça de Casa Forte, junto com Eduardo e Arraes, "puxando caravanas à frente de grandes cruzadas democráticas que tivemos aqui no Recife", como faz questão de frisar na inauguração do comitê.
"A 'presença' de Ariano Suassuna e de Miguel Arraes como 'anfitriões' da Casa 4020 é mais que uma homenagem, é um preito de gratidão e reconhecimento à história dessas personalidades fundamentais do PSB e da própria Democracia brasileira. Tenho Ariano como mestre, sou do time de Eduardo e da escola de Arraes", pontua. ", assinala o parlamentar socialista.