Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Apuração revela que o Instituo Opus era uma empresa de produção de softwares


Por: REDAÇÃO Portal

19/08/2022
    Compartilhe:

 

A empresa mineira Opus Consultoria e Pesquisa Ltda., mais conhecida como Instituto Opus, virou alvo de questionamentos na Justiça Eleitoral de Pernambuco e da Paraíba. A iniciativa, que realizou duas pesquisas de intenção de voto e capital social declarado inferior a cinco mil reais, entrou de vez nos holofotes devido às suspeitas de ter produzido levantamentos com informações inverídicas. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco, em despacho assinado pela desembargadora auxiliar especial Virgínia Gondim Dantas, na última terça-feira (16), determinou nova intimação para que a empresa conceda acesso ao sistema interno de controle e dados de pesquisas eleitorais.

A novela ganhou novos ares após uma consulta feita aos órgãos responsáveis e que apontou que o instituto de pesquisa era, na verdade, até pouco tempo atrás, uma empresa que atuava na área de produção de softwares.

Em um comunicado à imprensa, emitido na última quarta-feira (17), o Partido Liberal reforçou que, assim como é necessária urgência no combate às notícias falsas (fake news), há pesquisas que precisam ser melhor avaliadas pelos órgãos de imprensa que as divulgam, tendo em vista que, a partir do momento em que os institutos deixam de atender a normas e determinações da Justiça Eleitoral, os dados passam a em nada contribuir para o debate e a isonomia das eleições.

 

PARAÍBA

O pedido de acesso protocolado pelo Partido Liberal junto à Justiça Eleitoral para ter acesso aos dados da pesquisa realizada pelo Instituto Opus repercutiram no ambiente político do estado vizinho da Paraíba. O sinal de alerta foi acionado entre as campanhas ao Palácio da Redenção tendo em vista que a pesquisa produzida pela Opus no estado foi a única a dar o índice de 18% de intenção de votos ao candidato Pedro Cunha Lima (PSDB).

 

Em nota oficial, o Instituto Opus respondeu:

"A OPUS Consultoria e Pesquisa Ltda, informa que concedeu acesso ao questionário, relatório completo, banco de dados e sistema interno de verificação ao requerente, através do e-mail informado no dia 13 de agosto de 2022 e que também anexou os arquivos nos autos via PJe, que podem ser acessados pelos advogados das partes.

O processo foi arquivado pela relatora, uma vez que foi devidamente comprovado o cumprimento da prestação jurisdicional.

O Instituto OPUS é uma empresa de pesquisa sediada em Belo Horizonte com atuação nacional e trabalhos vinculados por diversos meios de comunicação, tais como Estado de Minas, Jornal do Comércio, Diário de Pernambuco, Correio Brasiliense e PODER 360 que preza pela lisura das informações pelo processo democrático. Com mais de 300 mil entrevistas e cerca de 500 pesquisas realizadas desde a fundação, em 2022 o Instituto decidiu divulgar pesquisas eleitorais estaduais.

Além de pesquisas eleitorais, o Instituto também desenvolve softwares para análise de dados, motivo pelo qual tal denominação aparecia na razão social. Entretanto, os serviços de pesquisa de opinião pública sempre fizeram parte das atividades realizadas pela empresa (CNAEs), e o nome fantasia, aquele destinado à divulgação, sempre foi “OPUS Pesquisa e Opinião”.

Os resultados da pesquisa estão rigorosamente dentro da margem de erro de outros levantamentos, como a pesquisa IPEC divulgada no dia 16/08/2022."

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook