Aninha da Ferbom e vice Rostand recebem relatório da educação municipal e garantem diálogo com professores
Durante reunião com a diretoria da ASPROFPE (Associação dos Professores da Rede Pública de Pernambuco), a nova gestora e seu vice, tomaram conhecimento das necessidades que a educação pública de Nazaré da Mata vem passando há 8 anos
A prefeita Aninha da Ferbom (PSDB) e seu vice Rostand Negromonte (PODE), garantiram, nesta terça-feira (5), em reunião com a diretoria da ASPROFPE – Associação dos Professores da Rede Pública de Pernambuco, que a partir de janeiro de 2025, a gestão municipal vai estar de portas abertas para receber os servidores municipais da educação, bem como atender, à medida do possível, às necessidades da categoria. O posicionamento ocorreu durante encontro promovido pela diretoria da associação, na qual apresentou um relatório detalhado, com fotos e textos, sobre a atual situação em que encontra-se a educação pública de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado.
Carteiras quebradas, falta de fardamentos e de material didático para os estudantes, escolas com infiltrações, Plano de Cargos e Carreiras dos professores defasados e atraso do pagamento dos precatórios do Fundef aos profissionais da Educação. Esses são alguns dos dados que constam no documento, elaborado pela diretoria da ASPROFPE.
Ao longo de quatro horas, Marister Badaró, presidente do sindicato, acompanhada de Alciene Wright, vice-presidente; Glória Martins, da 2ª vice-presidente; e Ailda Marques, diretora de finanças, apresentaram as dificuldades que atinge, diariamente, os mais de 13o professores efetivos, e os 3 mil alunos matriculados na educação infantil e fundamental.
Após dialogar com o grupo de professores, a Prefeita Aninha da Ferbom sinalizou seu compromisso e mudança na educação municipal, e destacou a importância de ter um diagnóstico detalhado da situação para implementar as mudanças possíveis. "Estamos recebendo este relatório com muita seriedade. Ele será fundamental para nosso trabalho de auditoria e planejamento da nossa educação pública. Queremos garantir que todas as decisões sejam tomadas com base em informações concretas, e que os direitos de todos os professores e alunos sejam respeitados", afirmou.
Rostand Negromonte reafirmou a posição da nova gestão em dialogar continuamente com a categoria e buscar soluções eficazes para os problemas apresentados. “Nosso foco é trabalhar de maneira transparente e eficiente, garantindo que a educação em Nazaré da Mata volte a ser motivo de orgulho para todos”, declarou.
"Em 8 anos, pela primeira vez, a nossa instituição está sendo recebida para discutir sobre a educação. Isso é um feito histórico. Estamos aliviados em saber que vamos ter esse canal de interlocução com a nova gestão a partir de agora", comemorou Marister Badaró, presidente do sindicato.
O documento, elaborado pela ASPROFPE, se somará ao trabalho da comissão de transição de governo, liderado pela nova gestora municipal e sua equipe. Ainda em janeiro, eles devem realizar um trabalho de auditoria em todas as escolas e setores da educação, para que sejam feitos registros em vídeos e fotos, e, em seguida, serão apresentados à população, órgãos de controle, como Tribunal de Contas, Ministério Público e Ministério da Educação, e imprensa local, contribuindo, dessa maneira, para transparência pública.