Aninha da Ferbom e Governo de PE traçam estratégias para fortalecer a agricultura familiar de Nazaré da Mata
Articulação política tem como objetivo atrair a instalação de unidades de beneficiamento para agregar valor às produções locais, programas de capacitação técnica em gestão agrícola e sustentabilidade, além do fortalecimento de cooperativas e associações de produtores
A menos de dois meses de assumir oficialmente a prefeitura de Nazaré da Mata, Aninha da Ferbom (PSDB) já dá os primeiros passos para uma gestão marcada por inovação e compromisso com o desenvolvimento local. Primeira mulher eleita para conduzir os rumos políticos, sociais e culturais da cidade, a nova gestora municipal segue plantando parcerias estratégicas, com os olhos voltados para uma colheita promissora a partir de 2025.
Nesta segunda-feira, 4 de novembro, em uma reunião no Recife, Aninha se reuniu com o Secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Cícero Moraes, para traçar estratégias e parcerias com foco na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Agricultura Familiar. Em um diálogo produtivo, Aninha destacou a importância de investir no campo como forma de transformar a vida das famílias agricultoras. "Estamos começando a construir um futuro mais próspero para Nazaré da Mata, onde os pequenos produtores terão acesso a recursos, conhecimento e oportunidades para crescer", afirmou.
O documento, que será elaborado juntamente com a participação da população nazarena, tem como proposta reunir ideias e metas fundamentais que vão melhorar o dia a dia da população. “Sem dúvidas, com a escuta popular, iremos proporcionar uma grande melhoria na qualidade de vida da população. Este é um primeiro passo de uma caminhada que irá nos render muitas conquistas” afirmou a nova chefe do Poder Executivo Municipal.
Com o apoio do Governo de Pernambuco, será possível implementar, em Nazaré da Mata, iniciativas que possam melhorar, ampliar e incentivar a criação, por exemplo, de feiras agroecológicas, para promover a venda direta de produtos frescos, a instalação de unidades de beneficiamento para agregar valor às produções locais, liberação de linha de crédito, programas de capacitação técnica em gestão agrícola e sustentabilidade, além do fortalecimento de cooperativas e associações de produtores. A efetivação deste plano permitirá uma contribuição tanto às famílias rurais quanto às urbanas.
A reunião, que, também, reuniu o Secretário-executivo de agricultura familiar, Epaminondas Martins e Secretária-executiva de planejamento e acompanhamento, Jackeline Gadé, definiu as bases para um trabalho conjunto que será estruturado e implementado a partir de 2025.