Álvaro comemora pesquisa e projeta Raquel no segundo turno
Os números da pesquisa Exame/Idea que apontam o crescimento da pré-candidatura de Raquel Lyra (PSDB) ao governo de Pernambuco, chegando, inclusive, ao empate técnico com a primeira colocada (Marília Arraes, SD), reforçam a certeza de que a tucana estará no segundo turno e vencerá a eleição. A avaliação é do deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), para quem Raquel cresce na hora certa e de modo sólido. “O que se projeta é que, com a menor rejeição (8%) entre os concorrentes, ela tem terreno para avançar em todas as áreas do estado, principalmente na Região Metropolitana do Recife”, diz.
Para ele, os números favoráveis a Raquel são resultado do caminho percorrido por ela nesta pré-campanha. “Trata-se de uma pré-candidatura construída conjuntamente, de modo horizontalizado e não de cima para baixo. Raquel visitou todo o Estado e pôde conversar com as pessoas, ouvir reivindicações e apresentar suas ideias e propostas para a resolução dos problemas de Pernambuco”, frisa.
Segundo o deputado, o reconhecimento das excelentes gestões à frente da Prefeitura de Caruaru somado à capacidade da tucana para dialogar e liderar, impactam positivamente. “À medida que Raquel vai sendo conhecida, vai ganhando a confiança do eleitor. Quem conhece Raquel, sua firmeza e sua experiência como gestora se impressiona”, pontua.
Na opinião de Porto, por conta desta realidade, o crescimento de Raquel acontece de forma consistente, não sendo resultado de recall de campanhas eleitorais recentes, que hoje beneficia outras pré-candidaturas. “Como visto em outras disputas, vantagem de recall tende a se evaporar com o decorrer da campanha. É bem diferente do avanço de Raquel que acontece alicerçado em fatores concretos”, ressalta.
Além dos excepcionais resultados alcançados como prefeita, o deputado aponta a seriedade e o comprometimento com que a tucana se apresenta para a disputa como diferenciais. “Este conjunto de características indica que Raquel estará no segundo turno e vencerá em outubro”, reitera.