Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Alepe recebe Fórum Pernambucano das Comunidades Terapêuticas


Por: REDAÇÃO Portal

30/08/2023
    Compartilhe:

Promovido pela Frente Parlamentar em defesa da Família, da Vida e de Políticas sobre Drogas da Casa Joaquim Nabuco, o encontro teve como objetivo, discutir com as instituições do segmento, que atuam no Estado, sobre a política nacional sobre drogas

Nesta terça-feira (29), representantes de diversas Comunidades Terapêuticas que trabalham com o acolhimento de pessoas que buscam superar a dependência de álcool e outras drogas, se reuniram no auditório Sérgio Guerra, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para participar do Fórum Pernambucano das Comunidades Terapêuticas. O encontro foi proposto pelo deputado estadual Pr. Cleiton Collins, por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Vida e de Políticas sobre Drogas. 

Também estiveram no evento o Diretor do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Outras Drogas do Governo Federal, Sâmio Falcão Mendes, a vereadora do Recife e assessora de articulação social e institucional da Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (Feteb), Missionária Michele Collins; a presidente da Federação Pernambucana das Comunidades Terapêuticas (Fepect), Emanoele Albuquerque; o titular da Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Flávio Fontes; o secretário executivo de políticas sobre drogas de Pernambuco, Yuri Ribeiro, e o presidente do PP Jovem, Alef Collins. 

Segundo o diretor do Departamento de apoio às Comunidades Terapêuticas do Governo Federal, Sâmio Falcão, o executivo nacional tem buscado ampliar a política nacional de enfrentamento às drogas, dialogando com as instituições que atuam no segmento. “O governo trouxe esse tema para dentro do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate a Fome, por se preocupar com a realidade das pessoas que vivem em situação de rua e de dependência química. Nosso objetivo é seguir trabalhando, criando e ampliando propostas e planos estratégicos para fortalecer e melhorar esse trabalho em todo o país”, destacou. 

De acordo com a vereadora Missionária Michele Collins, Pernambuco conta com um número significativo de Comunidades Terapêuticas que oferecem acolhimento com excelência. “ É importante destacar que nosso estado conta com, aproximadamente, 50 comunidades acolhedoras de pessoas em processo de uso abusivo de álcool e outras drogas. Um número importante que tem contribuído diretamente na restauração de histórias de vidas e de famílias. E é por essas instituições que nós estamos reunidos, buscando a ampliação de amparos para que esse trabalho possa continuar”, pontuou. 

Para o deputado Pr. Cleiton Collins, a necessidade do apoio do poder público é uma grita entre as instituições. “Essas Comunidades precisam do apoio do Governo Federal para ampliar o acolhimento que ofertam e contribuir com o seu papel social diante da política de enfrentamento às drogas e a violência como um todo. Por isso, nós seguimos defendendo essas instituições, dando o suporte necessário no quesito a regularização para que possam continuar acolhendo, conforme as normas regimentais”, concluiu. 

O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate a Fome tem como meta promover a ampliação de vagas nestas comunidades até 2026, promover a capacitação de pessoas sobre o tema e a elaboração da proposta de um novo edital para 2024.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook