Alepe aprova projeto que garante bonificação de 100% para plantões extras na saúde
A Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira, por unanimidade, projeto da governadora Raquel Lyra que, garante o pagamento de 100% de gratificação por plantões extras aos profissionais de saúde requisitados para trabalhar nas UTIs em períodos de emergência, como aconteceu recentemente durante o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que lotou os hospitais e faltaram profissionais habilitados nos quadros do estado para atender adequadamente os pacientes, sobretudo, crianças.
O pagamento extra visa estimular médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde a, quando necessário, aceitarem dobrar o número de plantões para que as UTIs funcionem adequadamente. Este ano, a secretaria de saúde fez duas convocações de pediatras para trabalhar no estado mas a adesão foi mínima. O projeto inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outras categorias de profissionais que trabalham em UTIs.O depu
tado Gilmar Junior (PV) apresentou uma emenda ao projeto, rejeitada por 20 votos a 7 pelo plenário. A Comissão de Justiça havia derrotado a emenda considerando que a mesma apenas citava as categorias que já estavam beneficiadas pelo projeto original. A segunda votação da matéria ocorrerá na plenária de amanhã. Em seguida, a matéria será encaminhada para sanção pela governadora.