Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

10 componentes da diretoria do Cremepe renunciam os seus cargos


Por: REDAÇÃO Portal

30/05/2023
    Compartilhe:

Nesta segunda-feira (29), médicos que ocupavam assentos na atual gestão do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), comunicaram, através de carta à sociedade médica do estado, a renúncia dos cargos que ocupavam na autarquia. Dez membros da entidade médica, entre eles o vice-presidente, publicaram carta em que alegam os principais motivos que levaram o grupo a romper com os demais componentes da  gestão 2018 - 2023. A necessidade de renovação, a busca por um conselho preventivo e educativo, bem como a descontinuidade de projetos voltados ao interior do estado estão entre os motivos que provocaram a decisão. 

Acompanhe abaixo, na íntegra, o texto divulgado e assinado pelo grupo:

À Sociedade Médica Pernambucana

 Prezados colegas médicos,

Por meio desta carta, nós, os signatários abaixo assinados, tornamos pública a renúncia dos nossos cargos como conselheiros e diretores da atual gestão do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE). Essa inevitável decisão foi fruto de profunda reflexão decorrente das diversas discordâncias que tivemos com a atual gestão, em relação a questões cruciais que consideramos fundamentais para o pleno cumprimento da missão da entidade.

A primeira divergência que nos levou a tomar essa decisão foi a necessidade de renovação dos membros do CREMEPE. Entendemos que é essencial promover a alternância de representantes para manter a vitalidade e a capacidade de adaptação às demandas e desafios em constante evolução da medicina e da sociedade.

Outro ponto central da discordância está relacionado à busca por um conselho preventivo e educativo. Acreditamos que o CREMEPE deve assumir um papel proativo na promoção de medidas e políticas que visem à prevenção de problemas de saúde, contribuindo para a formação de uma sociedade mais saudável. O debate amplo e a coragem de fazer são elementos indispensáveis para um órgão fiscalizador e regulador da magnitude do conselho. Infelizmente, percebemos uma tendência de conformismo e uma resistência em adotar novas abordagens e soluções inovadoras. Acreditamos que é necessário ter coragem para enfrentar desafios e buscar constantemente o aprimoramento, sempre com o foco na classe médica, no interesse público e na melhoria da saúde da população pernambucana.

Também nos causou profunda insatisfação a descontinuidade dos projetos voltados ao interior, que foram construídos com afinco e dedicação, nos primeiros dois anos desse mandato. Esta atitude vai contra os princípios de equidade e justiça, prejudicando diretamente os colegas médicos do interior e a população que mais necessita de assistência médica de qualidade, afetando também a imagem e a credibilidade do conselho.

Por fim, destacamos a importância do respeito às entidades médicas, pilares fundamentais da representatividade e do fortalecimento da categoria. Entendemos que o diálogo e a parceria com essas entidades são essenciais para a construção de um ambiente colaborativo, para a defesa dos interesses dos médicos pernambucanos. Infelizmente, presenciamos uma postura de distanciamento e desvalorização dessas importantes instituições.

Com base nos pontos elencados acima, e diante da nossa incompatibilidade com a atual gestão do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, tomamos a decisão de renunciar aos nossos cargos de conselheiros e diretores. Ressaltamos, que essa medida foi tomada como uma forma de manifestação, na defesa dos nossos compromissos com os valores e princípios que consideramos essenciais para a atuação efetiva do Cremepe. Defendemos, intransigentemente, a salutar união das entidades médicas em nosso estado e um *Novo Conselho Regional de Medicina*, atuante em defesa do exercício da profissão, dos médicos e da saúde da sociedade Pernambucana.
 
 
Atenciosamente, 

Carlos Eduardo Gouvêa da Cunha
Claudia Beatriz Câmara de Andrade
Fernando Antônio Andrade de Oliveira
Jader Wanderley Barros e Silva Filho
Márcio Sanctos Costa
Mário Fernando da Silva Lins
Mário Jorge Lemos de Castro Lobo
Tiago Marques Cavalcanti
Virgílio Silveira Carneiro Leão
Walber Steffano Costa Fernandes

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook