1º Festival Cine Catita leva filmes e apresentações culturais para moradores da Mata Norte
Evento será realizado na cidade de Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, entre os dias 04, 05 e 06 de agosto, com exibição de filmes e clipes, além de roda de debates e apresentações culturais de maracatu rural e coco de roda
Acontece, no próximo dia 4 até 06 de agosto, em Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a estreia do Festival Cine Catita. O projeto, que tem como proposta democratizar o acesso do público às salas de cinema no interior do estado, vai percorrer várias localidades com exibições de filmes e clipes, produzidos na região, com exibição ao ar livre e de graça. Idealizado pela produtora cultural, Lori Queiroz, o projeto tem o incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura.
As exibições serão divididas em três dias, e para um deles, um eixo temático diferente. Na sexta-feira, 4 - Mostra Nino Infantil; no sábado (5), Mostra Dama do Paço, que reúne filmes produzidos por mulheres; e no domingo (6), Mostra Batuqueiros dedicada às produções de videoclipes, juntamente com Mostra Caboclo, que traz filmes pernambucanos em destaques. Além disso, estão programadas apresentações de maracatu rural, música instrumental, música independente, e coco de roda.
Na sexta, as exibições serão na sede da Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, exclusivo para o público infantil, a partir das 13h. Em uma tela montada dentro do pátio da unidade de ensino, o público infantil poderá assistir a três exibições: “Menina semente”, que tem a direção de Túlio Beat; “Quando a chuva vem?” , de Jefferson Batista, e inclusive, com legenda para surdos e ensurdecidos. Há, ainda, a exibição do filme “Nem todas as manhãs são iguais”, dirigido por Fábi Melo, que traz recursos da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
No sábado, a mostra toma conta da rua Joaquina Lira, área central da cidade, a partir das 20h. Lá, crianças e adultos vão poder prestigiar a Mostra Dama do Paço, que reúne os filmes: “Mulheres de São Lourenço”, dirigido por Tayná Nunes e Victoria Jácome (LSE); e “Geisiely com Y”, comandado por Mery Lemos. Também haverá a exibição dos filmes “Cabocolino” de autoria de João Marcelo; e “Leôncio” dirigido por Lori Queiroz. Ambas produções contarão com recursos de acessibilidade. E para embalar o público, show da Banda Vibe de Matuto.
A mesma programação se repete no domingo, só que, desta vez, no Ponto de Cultura Estrela de Ouro, localizado na Chã de Camará, Zona Rural de Aliança. Neste dia, as sessões têm início às 18h. Para fechar a programação, Maracatu Rural Estrela de Ouro, em uma versão minimalista. Já a programação cultural será comandada pelas seguintes atrações: Banda Tercinha ( Tracunhaém); Coco de Engenho ( Nazaré da Mata); Mestre de Maracatu, Canarinho ( Aliança); e João Paulo Rosa e o Eito ( Nazaré da Mata).
Cine Debate - Dentro da agenda cultural, o Festival Cine Catita também realiza uma roda de debate sobre a produção visual e os impactos na cadeia cultural da Zona da Mata Norte. O encontro será realizado às 18h30, logo após a Mostra Batuqueiros, em Chã de Camará. Participam da mesa, o produtor cultural do Cine Paraíso, da cidade de Juripiranga, na Paraíba - PB, João Paulo Lima; e o produtor do Cine das Almas, de Itabaiana- PB, Edglês Gonçalves. A ação será realizada, gratuitamente.