A escolha ocorreu em duas formas, através de totem eletrônico itinerante e pelo site da Prefeitura de Olinda
Foto: Divulgação
Foram escolhidos os homenageados do Carnaval 2023 de Olinda. Maestro Oséas e Zé da Macuca foram eleitos por meio de votação popular, com mais de 40 mil votos nas categorias "Em vida e In Memorian". A escolha ocorreu em duas formas, através de totem eletrônico itinerante e pelo site oficial da Prefeitura de Olinda. Ao todo concorreram 10 personalidades em cada categoria.
Com o tema “Olinda, Carnaval dos Sonhos”, a festividade inicia no dia 16 de fevereiro, com um cortejo dos gigantes da cidade alta. Na programação o palco principal, montado na praça do Carmo recebe as apresentações da Família Salustiano, Orquestra Henrique Dias com Lú Maciel, Elba Ramalho, Priscila Senna, Raphaela Santos, Banda Sentimentos, Dany Miller e Conde Só Brega.
Conheça o perfil dos escolhidos:
Zé da Macuca (IN MEMORIAM)
José Oliveira Rocha, o Zé da Macuca, sempre foi sinônimo de alegria. Nascido em Palmeirina-PE, em 1954, chegou a Olinda em 1978. Foi durante a sua festa de aniversário de 35 anos, em 1989, que Zé criou o Boi da Macuca.
Inquieto, o ativista sempre foi um grande admirador da cultura tradicional e popular pernambucana. Criou o Boi da Macuca com o desejo de deixar seu legado para o Carnaval e para Olinda, através da poesia, musicalidade, alegria e originalidade. Entre muitas ações, ele reforçou as referências do frevo olindense com as músicas de Luiz Gonzaga e Dominguinhos.
A brincadeira do Boi da Macuca transpassa o Carnaval e ao longo do ano realiza diversas ações que movimentam a cadeia econômico-cultural de Olinda, incorporando em seu repertório músicas de artistas contemporâneos da nossa cidade. O Zé da Macuca e o seu o boi são grandes vetores de fomento e propagação da cultura e do Carnaval de Olinda.
Maestro Oséas (EM VIDA)
Oséas Leão de Souza, mais conhecido como Maestro Oséas, nasceu na cidade de Aliança, em 24 de maio de 1954. Chegou em Olinda aos 12 anos e hoje mora na rua do Amparo.
Trompetista de mão cheia, aos 15 anos tocou seus primeiros frevos, na banda Henrique Dias. Aos 18, passou a integrar de forma permanente a banda, onde segue até hoje, 50 anos depois.
O Maestro Oséas é responsável por animar os grandes blocos do Carnaval de Olinda, como: Menino da Tarde, Elefante, Vassourinhas, João Travolta, Ceroula, Cariri, entre vários outros.
Há mais de 40 anos tem a sua própria orquestra, animando os foliões por onde passa. O maestro, que gosta de tocar frevos difíceis, é símbolo do Carnaval de Olinda e já cravou seu nome na história da festa mais democrática e alegre do mundo.
Ouça e saiba mais na reportagem completa de Guilherme Camilo clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Consciência Negra: heranças africanas no Brasil resistem em meio às violências
Passados 136 anos da abolição da escravatura, o povo negro luta diariamente...
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Orquestra Sinfônica do Recife realiza duas apresentações gratuitas no Teatro Santa Isabel
Concertos são na quarta (20) e quinta (21) às 20h
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Pesquisadores lançam site com mapeamento de terreiros de Matriz Africana em Jaboatão
Plataforma será lançada no Dia da Consciência Negra
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Cepe abre inscrições para prêmios literários nacionais
Podem concorrer obras nas categorias Romance, Conto, Poesia, infantil e...
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Parque Santana recebe 1º Festival de Samba
Realizado pela Prefeitura, evento vai ocorrer no dia 23 de novembro, a partir...
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Paço do Frevo tem programação para celebrar o Mês da Consciência Negra
Agenda terá cortejo do Afoxé Omô Nilê Ogunjá, apresentação do Afoxé...