Vendas do varejo encolhem 8,8% na semana do Dia dos Pais, aponta pesquisa
E-commerce cresce 22%; Dados são do Índice Cielo de Varejo Ampliado; vendas de chocolates, vinhos e outros alimentos cresceram em relação a 2019, enquanto que as de vestuário e acessórios encolheram 21%.
Foto: Reprodução/G1
Por G1
Em meio à pandemia do novo coronavírus, as vendas do varejo encolheram 8,8% na semana do Dia dos Pais, na comparação com o mesmo período de 2019, segundo dados divulgados pela Cielo nesta terça-feira (11). Os números da empresa de meio de pagamentos foram mensurados por meio do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que utiliza modelos matemáticos e estatísticos para calcular o desempenho do setor e não leva em conta apenas a base de clientes da companhia. Apesar do recuo, o número é visto como um sinal de recuperação. “No começo do isolamento, por volta da terceira semana de março, o faturamento do varejo teve queda de cerca de 50%”, compara o gerente de Inteligência da Cielo, Pedro Lippi. No Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, a queda foi de 26%. Ou seja, os resultados negativos do setor têm sido cada vez menos intensos.
Comércio eletrônico
O faturamento das lojas físicas encolheu 6,7% na semana do Dia dos Pais, enquanto que o do e-commerce saltou 22,2%. “Mostra que os varejistas estão tendo de achar alternativas para continuar vendendo”, diz Lippi. Nessa conta do comércio eletrônico, não são levados em conta os números do setor de turismo e transporte, um dos mais atingidos pela crise. Caso fossem considerados, o e-commerce amargaria uma queda de 34,2% na comparação com 2019. Entre os setores típicos de presentes, o destaque ficou com o varejo alimentício especializado, que inclui as lojas de chocolate e vinho, por exemplo. O segmento aumentou as vendas mesmo em meio à pandemia: alta de 0,9% em relação a 2019. Cosméticos e higiene pessoal (-16,4%), óticas e joalherias (-16,7%) e vestuários e acessórios (-21%) amargaram quedas de dois dígitos.
Pedro Lippi destaca que os segmentos classificados como essenciais, entre os quais os de supermercados, vêm tendo desempenho superior a 2019 durante a pandemia – comportamento que se repetiu no Dia dos Pais. “Nesse contexto de crise, ter crescimento em relação ao ano passado já é bem destacável”, diz ele.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2024
No 3º trimestre de 2024, Pernambuco tem a maior taxa de desocupação do país
Taxa de informalidade atinge 50% da população ocupada, indica IBGE
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2024
Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina de novembro nesta sexta-feira
Consulta ao lote da malha fina de novembro estará disponível a partir desta...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Ministério de Portos e Aeroportos anuncia investimento de R$ 1,6 bi em Suape
Cerca de 500 empregos diretos e dois mil indiretos devem ser criados para a...
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Inscrições para o programa PE Produz terminam nesta sexta-feira
interessados devem submeter propostas no site da Adepe
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Em Pernambuco, volume de Serviços fica em -1,0% em setembro, segundo IBGE
Apesar do recuo no mês, o setor acumula um crescimento de 3,6% nos primeiros...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Raquel Lyra anuncia obras do Trem Dois da Refinaria Abreu e Lima para o início de 2025
A construção do Trem Dois foi paralisada há dez anos, no auge da crise da...