Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Túnel Felipe Camarão, no Jordão, alaga novamente nesta quinta-feira


Por: REDAÇÃO Portal

Na última sexta-feira (21), o Governo de Pernambuco publicou o edital de licitação para recuperação estrutural do túnel

27/03/2025
    Compartilhe:

Na última sexta-feira (21), o Governo de Pernambuco publicou o edital de licitação para recuperação estrutural do túnel

Foto: Reprodução/TV Globo

O Túnel Felipe Camarão, no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife, está mais uma vez alagado nesta quinta-feira (27). Nas últimas 12h horas, choveu pouco mais de 31mm na capital pernambucana, suficientes para fazer com que esse problema recorrente voltasse a acontecer.

Na última sexta-feira (21), o Governo de Pernambuco publicou o edital de licitação para recuperação estrutural do túnel. A necessidade de recuperação do equipamento na Zona Sul do Recife se dá por problemas como desplacamentos de materiais, fissuras, rachaduras, infiltrações e exposição de armaduras oxidadas. O prazo de conclusão das intervenções é de 360 dias após a emissão da ordem de serviço. 

Construído em 2012, o túnel não passou por manutenção adequada desde sua inauguração, o que resultou em um agravamento significativo da degradação estrutural. Além disso, o sistema hidráulico de drenagem do túnel, responsável pela evacuação das águas pluviais, encontra-se em colapso. Com chuva ou sem, o local é constantemente afetado por alagamentos, como nesta quinta-feira (27).

Procurado pela reportagem da CBN Recife, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), responsável pelo equipamento, disse que as chuvas intensas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) pressionaram pontualmente o sistema de drenagem do Túnel Felipe Camarão. Apesar da situação, não houve necessidade de interdição e a mobilidade foi preservada, com a passagem de veículos mantida sob monitoramento contínuo.

Uma nova bomba hidráulica de reforço será instalada no Túnel Felipe Camarão como medida emergencial, com o objetivo de “aumentar o fluxo de escoamento das águas pluviais e reduzir o risco de novas retenções, mesmo sob condições climáticas adversas”, disse o Departamento.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook