Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

TCE pede que Prefeitura de Camaragibe apresente plano para nomeação de professores


Por: REDAÇÃO Portal

Concurso foi homologado em outubro de 2024, na gestão anterior, com validade de 2 anos

18/02/2025
    Compartilhe:

Concurso foi homologado em outubro de 2024, na gestão anterior, com validade de 2 anos

Foto: Victor Patrício/Prefeitura de Camaragibe

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) determinou a abertura de uma auditoria especial para acompanhar o cronograma de nomeação dos aprovados no concurso público para o cargo de professor da Prefeitura de Camaragibe. 

A determinação foi conselheiro substituto Ricardo Rios que também negou um pedido de medida cautelar feito por um candidato classificado no concurso que solicitou ao TCE-PE a exigência à Prefeitura de Camaragibe de cumprimento do Plano Municipal de Educação de Camaragibe, que limita as contratações temporárias a no máximo 10% do total de professores efetivos. 

A decisão que nega a cautelar se baseou em parecer técnico do setor de auditoria do TCE-PE, por entender que antecipar as nomeações, sem planejamento, poderia sobrecarregar a administração e comprometer a continuidade das atividades escolares.

O concurso, que oferece 200 vagas, foi homologado em outubro de 2024, ainda na gestão anterior, com validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Segundo o relator, a nova gestão ainda tem tempo hábil para realizar as nomeações de forma organizada antes do prazo final do concurso, não havendo urgência que justificasse a cautelar.

A nova gestão foi orientada pelo Tribunal de Contas a não renovar os contratos temporários de professores enquanto o concurso estiver vigente. Além disso, deverá apresentar ao TCE-PE um plano de ação com os prazos para a convocação dos aprovados.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook