Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Taxa de desemprego recua em 15 estados no segundo trimestre, diz IBGE

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Pernambuco registrou 11,5%, liderando a primeira posição

15/08/2024
    Compartilhe:

Pernambuco registrou 11,5%, liderando a primeira posição

Foto: Reprodução/MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL - Via g1

A taxa de desemprego apresentou queda em 15 das 27 unidades da federação no segundo trimestre de 2024, em comparação ao primeiro trimestre, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos demais estados, a taxa de desocupação manteve-se estável.

O destaque ficou para a Bahia, onde a queda foi de 2,9 pontos percentuais, reduzindo a taxa de desemprego de 14% para 11,1%. Apesar dessa significativa melhora, o estado ainda possui a segunda maior taxa de desocupação do país, superada apenas por Pernambuco, que registrou 11,5%.

A taxa média de desemprego no Brasil também apresentou uma redução, passando de 7,9% no primeiro trimestre para 6,9% no segundo, uma queda de 1 ponto percentual. Dez estados apresentaram uma redução acima da média nacional, incluindo Piauí (-2,4 pontos percentuais), Amazonas (-1,9), e Alagoas (-1,8), entre outros.

São Paulo e Minas Gerais acompanharam a média nacional, com quedas de 1 ponto percentual em ambos os estados. Em São Paulo, a taxa de desocupação passou de 7,4% para 6,4%, enquanto em Minas Gerais caiu de 6,3% para 5,3%.

Entre os estados que registraram uma redução abaixo da média nacional estão Goiás (-0,9 ponto percentual) e Rio de Janeiro (-0,7). Santa Catarina se destacou por apresentar a menor taxa de desemprego do país, caindo de 3,8% para 3,2%.

Por outro lado, alguns estados mantiveram suas taxas de desocupação inalteradas, como Mato Grosso, Rondônia, e Paraná. Mesmo com a estabilidade, Mato Grosso e Rondônia se encontram entre os estados com as menores taxas do país, ao lado de Santa Catarina.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook