SISU 2023: candidata ao curso de medicina na UFPE atinge maior média em Pernambuco, com nota de 900,63
Ana Clara Simões Mattos, 18, foi também o terceiro lugar da classificação geral entre os aprovados do SSA3 deste ano, processo seletivo para ingresso na Universidade de Pernambuco (UPE)
Foto: Reprodução/Ascom UFPE
Na madrugada desta terça-feira, 28, foi divulgado o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023. O programa é o processo seletivo organizado pelo Ministério da Educação (MEC) para viabilizar o ingresso de estudantes a cursos de graduação em universidades públicas de todo o país, sejam elas federais, estaduais ou municipais.
Nesta edição do Sisu, foram ofertadas 226.399 vagas em 128 instituições públicas do Brasil. Em Pernambuco, os selecionados na primeira chamada foram um total exato de 10.847 estudantes, que se candidataram a cursos de quatro instituições de ensino superior.
Somente na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram 6.695 selecionados. A maior nota de toda instituição, e do Estado, foi da estudante Ana Clara Simões Mattos, que se candidatou ao curso de Medicina, no Campus Recife, com nota de 900,63.
Ana Clara foi também o terceiro lugar da classificação geral entre os aprovados do Sistema Seriado de Avaliação (SSA3) deste ano, processo seletivo para ingresso na Universidade de Pernambuco (UPE).
A estudante de 18 anos também levou no ano passado a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Ciências.
Já na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a maior nota dos 1.807 selecionados foi de Laércio Carlos Annes Medeiros Neto, que foi aprovado a cursar o bacharelado em Engenharia da Computação, na Unidade Acadêmica de Belo Jardim, com nota de 807,62.
No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), foram 1.808 selecionados. A maior nota de foi de Ialle Caires Amorim, que atingiu a média de 749,4, e agora cursará Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Campus Recife do IF.
Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), instituição que tem sede em Petrolina, no Sertão pernambucano, mas que tem campi também na Bahia e Piauí, foram 537 selecionados para as vagas. Na unidade de Salgueiro, 77 foram aprovados. Já para o Campus Petrolina, 460, entre eles Pedro, Paulo Duarte de Oliveira Filho, estudante que obteve a maior média de toda a instituição, atingindo 878,28, para cursar Medicina.
Quem não foi selecionado na primeira chamada, pode optar por disputar uma vaga na lista de espera. O prazo para manifestar interesse vai desta terça-feira, 28 de fevereiro, até a quarta-feira da semana que vem, dia 8 de março.
Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Parceria SESI e SENAI oferece bolsas de estudo para curso técnico no Ensino Médio
Os alunos cursarão o Ensino Médio junto ao Itinerário Formativo Técnico...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Pernambuco reduziu em 8,1% a taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais
Secretaria de Educação do Estado apresentou dados em audiência na Alepe
- Por REDAÇÃO
- 11/11/2024
Jaboatão inicia o período de matrículas escolares para novos alunos
Estão sendo ofertadas 13.202 vagas para crianças, adolescentes e adultos
- Por REDAÇÃO
- 11/11/2024
Abstenção no segundo dia do Enem chega a 30,6%; divulgação do gabarito será antecipada
Em 2024, o Enem teve mais de 4,3 milhões de inscritos
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2024
ENEM 2024: candidatos fazem prova de Ciências da Natureza e Matemática neste domingo (10)
Para evitar fraudes, os participantes serão acompanhados por fiscais na ida...
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
UPE e UFPE abrem curso de extensão com 7,5 mil vagas para Educação Étnico-Racial e Escolar Quilombola
Inscrições são por meio de formulário online e curso é gratuito