Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Senado aprova inclusão do nome de Pedro Jorge de Melo e Silva no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria


Por: REDAÇÃO Portal

A proposta é de autoria da senadora Teresa Leitão (PT) e agora será encaminhada para a Câmara dos Deputados

28/02/2024
    Compartilhe:

A proposta é de autoria da senadora Teresa Leitão (PT) e agora será encaminhada para a Câmara dos Deputados

Foto: G1/divulgação

O projeto de lei 3663/23, que inclui Pedro Jorge de Melo e Silva, o procurador da República que denunciou o "Escândalo da Mandioca", grande esquema de desvio de recursos para agricultores no Sertão de Pernambuco, na década de 1980, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria foi aprovado pelo Senado Federal. A proposta é de autoria da senadora Teresa Leitão (PT) e agora será encaminhada para a Câmara dos Deputados.

Pedro Jorge foi morto a tiros três meses depois de apresentar a denúncia, no dia 3 de março de 1982, em Olinda. Ele deixou a esposa e duas filhas.

A senadora Teresa Leitão destaca a importância da iniciativa reconhecer um nome tão importante para a história, como o de Pedro Jorge.

O Livro dos Heróis e Heroínas foi criado em 1992 e homenageia personalidades históricas que se dedicaram à defesa da liberdade e da democracia no Brasil. Feito de aço, ele fica guardado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília e reúne, até o momento, 64 pessoas que receberam o título. Entre eles, estão nomes como Tiradentes, Chico Mendes, Zumbi dos Palmares, Santos Dumont e Machado de Assis. 

Os pernambucanos que já foram condecorados no Livro são o músico Luiz Gonzaga, André Vidigal, um dos combatentes das tropas que expulsaram os holandeses do Nordeste no século 17 e o ex-governador do estado, Miguel Arraes.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook