Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Secretário do Recife denuncia racismo sofrido durante evento da Frente Nacional de Prefeitos

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Segundo o gestor, uma recepcionista questionou sua posição como secretário municipal, perguntando se ele era segurança

05/06/2023
    Compartilhe:

Segundo o gestor, uma recepcionista questionou sua posição como secretário municipal, perguntando se ele era segurança

Foto: G1

O Secretário do Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos, denunciou ter sido vítima de racismo em um evento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que ocorreu na última sexta-feira (2), em João Pessoa. Segundo o gestor, uma recepcionista questionou sua posição como secretário municipal, perguntando se ele era segurança. Através das redes sociais, Aldemar Santos destacou que antes de ser autorizado a entrar no evento, recebeu dois crachás errados, um como empresário de Jaboatão dos Guararapes e outro subsecretário do mesmo município. O caso foi registrado para que a Polícia Civil investigue o ocorrido.

Após mais de 30 minutos, o gestor explicou que "Por mais uma vez, estava havendo um engano e que eu era e sou secretário de Recife, desta vez com mais ênfase e já com algum aborrecimento". 

Foi quando a recepcionista perguntou se ele era segurança. Aldemar Santos retrucou a pergunta questionando a mulher "por qual o motivo que a faria acreditar que, eu me apresentando como secretário do Recife, estaria mentindo e me 'passando pelo cargo' sem ser."

Após isso, o gestor afirmou que falou, "usando um português claro, em alto e bom som, que o fato para ela achar que eu era segurança me fazendo passar por secretário era a minha cor negra, que eu estava sendo vítima de racismo". Apontando isso, uma chefe da funcionária justificou que o motivo para a ação da recepcionista foi de que antes dele, seguranças teriam entrado no evento. No entanto, logo depois mudaram a justificativa, afirmando que a prefeitura do Recife teria enviado os dados como sendo segurança de Jaboatão. O que Aldemar declarou como "fato que não é nada crível e beira o impossível".

Em resposta, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) pediu desculpas pela "lamentável situação de racismo vivenciada no credenciamento" e disse não compactuar com nenhum tipo de discriminação e que os prestadores de serviço foram dispensados.

Ouça a notícia com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook