SES-PE autoriza gestantes que tomaram a primeira dose da vacina da Astrazeneca completem a imunização com vacina da Pfizer
No Recife, o intervalo de aplicação da vacina da Astrazeneca volta a ser 60 dias
Foto: Reprodução/G1
Em Pernambuco, mulheres grávidas e que deram à luz há pouco tempo, que tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Astrazeneca, deverão, preferencialmente, completar o esquema de imunização com o insumo fabricado pela Pfizer. A decisão do governo do estado segue uma recomendação do Ministério da Saúde e atinge 2.609 mulheres pernambucanas.
Em nota, a secretaria estadual de saúde frisou que é de extrema importância tomar as duas doses para garantir a alta eficácia das vacinas e assim evitar formas graves da Covid-19 e até mortes pela doença. As grávidas são consideradas grupo de risco.
Ainda segundo o governo, recentes estudos com os imunizantes da Astrazeneca e Pfizer mostraram que eles geraram “resposta imune robusta e boa segurança”.
Antes da decisão, a orientação para as gestantes que tomaram a Astrazeneca era tomar a segunda dose, do mesmo fabricante, após o puerpério, período em que o corpo da mulher precisa para voltar às condições pré-gestação. Esse tempo costuma ser de 45 a 60 dias após o parto.
Já as gestantes que se vacinaram com a Pfizer, seguem o calendário normal de 90 dias para aplicação da segunda dose. O uso da Astrazeneca em grávidas e puérperas foi suspenso em maio deste ano, depois que a Anvisa foi notificada sobre a morte de uma gestante vacinada com o imunizante.
Outra informação envolvendo a Astrazeneca é que depois de receber uma remessa mais robusta de vacinas, a prefeitura do Recife voltou a abrir agendamento para que pessoas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca possam retornar aos postos 60 dias depois. A aplicação já pode ser agendada no aplicativo e site conecta Recife, mas segundo a gestão, a antecipação está sujeita a disponibilidade de doses em estoque.
Confira mais informações na reportagem de Samuel Santos, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/08/2023
Centro de testagem para Covid-19 da Prefeitura do Recife está em novo local
Novo local também é na Iputinga
- Por REDAÇÃO
- 11/05/2023
Câmara aprova criação do dia em memória de vítimas de COVID-19
Até a última atualização apresentada pelo Conselho Nacional dos...
- Por REDAÇÃO
- 02/05/2023
COVID-19: Brasil tem o primeiro caso da variante Arcturus
A variante arcturus pode causar, além dos sintomas tradicionais, uma...
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2023
Recife inicia vacinação bivalente contra COVID-19; mais de 500 mil habitantes podem tomar o imunizante
As vacinas bivalentes contra a COVID-19 protegem contra a cepa original do...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2023
Pela baixa adesão, governo amplia vacina bivalente para todos acima de 18 anos
As vacinas bivalentes contra a COVID-19 protegem contra a cepa original do...
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2023
COVID-19: Vacinação bivalente não precisa de agendamento no Recife
Segundo a Gestão Municipal, “para o atendimento, é necessário...