Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Secretaria Estadual de Educação diz que entrega dos kits escolares será concluída neste mês


Por: REDAÇÃO Portal

Atrasos foram questionados na Alepe nesta quarta-feira (12)

13/03/2025
    Compartilhe:

Atrasos foram questionados na Alepe nesta quarta-feira (12)

Foto: Josimar Oliveira/SEE

A Secretaria de Educação de Pernambuco tem sido questionada sobre o atraso na entrega dos kits escolares aos alunos da rede estadual. Mais de um mês após o início do ano letivo de 2025, os materiais disponibilizados pela gestão estadual, como cadernos, canetas e borrachas, ainda não foram entregues a todos os estudantes.

Na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quarta-feira (12), o deputado de oposição Sileno Guedes (PSB) criticou o Governo do Estado pelo atraso. O socialista também cobrou que a Secretaria de Educação aprimore o planejamento de licitações, tanto para materiais escolares quanto em relação à merenda.

“O que a comunidade escolar tem vivenciado é um total descaso, é uma falta de planejamento para garantir a qualidade do ensino”, lamentou. Pais relatam que, em algumas instituições, os alunos receberam apenas o fardamento, sem a entrega do material escolar. A União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UMES) também questionou o planejamento do governo em 2025 para aquisição e entrega dos kits.

O que diz a Secretaria Estadual de Educação

Procurada pela reportagem da CBN Recife, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) disse que a distribuição dos kits escolares deve ser concluída até o fim de março. Ao todo, 460.425 kits serão distribuídos ao término do processo de entrega. Os materiais já foram adquiridos e estão em rota de entrega desde janeiro. 

A reportagem também solicitou um porta-voz da Secretaria que pudesse prestar outros esclarecimentos sobre o tema, mas não obteve resposta.

Em janeiro, a governadora Raquel Lyra explicou que o atraso na entrega dos kits escolares em 2025 se deu pela necessidade de suspender a primeira ata de registro de preços para o processo licitatório.

"No ano de 2023, nós lançamos uma ata de registro de preços para a compra de material escolar, e deu tudo certo. Compramos e entregamos o material no início das aulas para todos os estudantes. Este ano, lançamos a mesma ata, mas houve muitas discussões com o Tribunal de Contas, apesar de ela ser idêntica à do ano anterior", disse.

O Governo de Pernambuco aderiu a uma ata de registro de preços do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e uma nova ata deve ser publicada para antecipação da compra dos kits escolares a serem entregues em 2026.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook