Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Reprodução simulada investiga morte do indígena Edvaldo Manoel de Souza no Sertão do Estado

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

8 policiais já foram afastados.

11/08/2022
    Compartilhe:

8 policiais já foram afastados.

Foto: Reprodução / G1

Acontece hoje a reprodução simulada dos fatos sobre a morte de Edvaldo Manoel de Souza, da etnia Atikum, em Carnaubeira da Penha, no sertão do estado. Esse procedimento faz parte do processo de investigação da morte do indígena, que tinha 61 anos, no dia 15 de junho deste ano. 

As lideranças da Aldeia Olho D’Água do Padre dizem que Edvaldo foi espancado durante um interrogatório realizado por policiais militares, no quintal da casa dele. Na ocasião, centenas de indígenas foram às ruas de Carnaubeira da Penha para protestar e cobrar a devida investigação e responsabilização.

A abordagem dos policiais aconteceu por conta de uma suspeita sobre uma suposta arma de fogo para caça, na propriedade de Edvaldo. Vizinhos dele disseram que o indígena já tinha feito denúncias de violência policial em outras ocasiões. Até o momento, oito policiais militares foram afastados das atividades nas ruas, a pedido da Polícia Civil.

O Conselho Indigenista Missionário - CIMI, o Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares - GAJOP e o Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, estão acompanhando o caso. Então, hoje (11), acontece a reprodução simulada buscando garantir que seja realizada dentro da legalidade e com o devido rigor técnico exigido.

Confira as informações com o repórter João Paulo Ribeiro, clicando no 'play' acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook