Jornalista aborda o papel da educação na construção da identidade do povo negro por meio da visão de uma professora
Foto: Divulgação/CBN Recife
O estagiário da CBN Recife, Lucas Arruda, foi um dos selecionados para o 7º Prêmio ABMES de Jornalismo. A premiação tem como objetivo incentivar e valorizar o papel da imprensa e das mídias independentes na cobertura de temas relacionados ao ensino superior brasileiro.
Com a reportagem “Vozes de Poder: a educação do povo negro no Brasil, por Adlene Arantes”, o repórter falou sobre o papel da educação na construção da identidade do povo negro por meio da visão de uma professora. Para Lucas, ser um dos selecionados é uma grande conquista.
“Desde o momento em que nós soubemos que a matéria tinha sido escolhida como finalista para essa premiação, tivemos a certeza de que um trabalho em conjunto estava sendo analisado e estava sendo contemplado, porque Vozes de Poder foi um trabalho feito a muitas mãos, foram cinco reportagens, dentre elas a reportagem sobre a educação do povo negro. Eu, enquanto homem negro também, me sinto muito feliz de saber que todo esse trabalho está sendo visto, contemplado e, claro, colocando o nome da marca CBN Recife no lugar mais alto”, diz ele.
Ao todo, o prêmio teve 319 trabalhos jornalísticos inscritos nos formatos impresso, on-line, áudio e vídeo. Dos quais, 18 foram escolhidos pelos membros da Academia Brasileira de Letras (ABL) Arnaldo Niskier, Marcos Vilaça e Merval Pereira, para concorrerem em 6 categorias nas modalidades regional e nacional.
De acordo com a Supervisora de Jornalismo da CBN Recife e co-autora do projeto, Daniele Monteiro, “Lucas tem um olhar humano para as notícias cotidianas como poucos têm no jornalismo. Além de informar, papel primário do comunicador, ele conscientiza, provoca e tenta, à sua maneira, mudar como as pessoas enxergam a nossa cidade, o nosso estado e o nosso Brasil. É uma honra conduzir o trabalho que ele faz na CBN Recife”.
A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) representa entidades mantenedoras do ensino superior particular de todo o território nacional em instâncias governamentais e não governamentais, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do ensino superior particular brasileiro.
Os vencedores do prêmio vão ser anunciados em Brasília, no dia 6 de agosto, durante a comemoração de aniversário da ABMES. A reportagem finalista da premiação está disponível no site da CBN Recife.
Ouça a matéria da repórter Maria Luna no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Parceria SESI e SENAI oferece bolsas de estudo para curso técnico no Ensino Médio
Os alunos cursarão o Ensino Médio junto ao Itinerário Formativo Técnico...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Pernambuco reduziu em 8,1% a taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais
Secretaria de Educação do Estado apresentou dados em audiência na Alepe
- Por REDAÇÃO
- 11/11/2024
Jaboatão inicia o período de matrículas escolares para novos alunos
Estão sendo ofertadas 13.202 vagas para crianças, adolescentes e adultos
- Por REDAÇÃO
- 11/11/2024
Abstenção no segundo dia do Enem chega a 30,6%; divulgação do gabarito será antecipada
Em 2024, o Enem teve mais de 4,3 milhões de inscritos
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2024
ENEM 2024: candidatos fazem prova de Ciências da Natureza e Matemática neste domingo (10)
Para evitar fraudes, os participantes serão acompanhados por fiscais na ida...
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
UPE e UFPE abrem curso de extensão com 7,5 mil vagas para Educação Étnico-Racial e Escolar Quilombola
Inscrições são por meio de formulário online e curso é gratuito