As causas do desabamento permanecem sob investigação, conduzida pela Polícia Civil e pelo Instituto de Criminalística. Nos próximos dias, espera-se obter um panorama mais claro sobre o que levou ao colapso do teto
Foto: Divulgação/ Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
A Prefeitura do Recife segue na remoção dos entulhos provocados pelo desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, ocorrido na última sexta-feira, que resultou na morte de duas pessoas e deixou outras 28 feridas. O trabalho começou no último sábado (31), quando foi feita a retirada de alguns materiais de fácil acesso.
Segundo o chefe do Centro de Operações do Recife (COP), Anderson Soares, "A gente está fazendo agora o trabalho mais mecanizado, no final de semana, a gente priorizou os trabalhos mais manuais, retirando aqueles elementos mais sensíveis, como as imagens sacras, alguns que estavam em perfeitação de conservação, removemos no final de semana e hoje entrou aí já a tesoura mecânica para fazer o corte da estrutura metálica. Então agora é a intensificação desse trabalho de remoção."
Ainda de acordo com Soares, as causas do desabamento permanecem sob investigação, conduzida pela Polícia Civil e pelo Instituto de Criminalística. Nos próximos dias, espera-se obter um panorama mais claro sobre o que levou ao colapso do teto.
A Guarda Municipal também está no local, garantindo a segurança do santuário e prevenindo possíveis furtos. Estruturas de metal foram instaladas para assegurar que as paredes e a torre, que permanecem intactas, não sejam comprometidas durante a remoção dos destroços.
O secretário de Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar, destacou que "A gente vai entrar com máquinas, fazer uma retirada bem planejada, juntamos toda a equipe técnica de engenharia, analisamos as possibilidades, as viabilidades melhores para fazer essa remoção. As máquinas, elas vão entrar, fazer os cortes, a retirada em parte de pedaços, também para evitar mais danos ainda na parte estrutural para toda a igreja."
Uma das hipóteses sob análise é que o peso das placas de energia solar instaladas no local pode ter contribuído para o desabamento, embora ainda não haja confirmação definitiva sobre essa causa.
O prazo estimado para a conclusão dos trabalhos é de 30 dias. Após a retirada total dos materiais, será possível realizar uma perícia completa no local.
Ouça a matéria da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Compesa inicia obras de esgotamento sanitário no Pina e em Boa Viagem; confira interdições
As atividades seguirão nessas vias até o final deste mês e serão...
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Recife investe quase R$ 1 bilhão em 2024; número é recorde
Boa parte dos recursos foram obtidos por meio de operações de crédito com...
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Comércio do Recife abrirá no feriado da Consciência Negra, nesta quarta-feira
As lojas de rua abrirão de domingo a domingo até o fim do ano
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Histórico Hotel Central do Recife recebe requalificação da cobertura em 2025
Obras terão prazo de até quatro 4 meses para serem finalizadas
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Homem mata companheira e tira a própria vida em terreno baldio de Jaboatão
Crime ocorreu no bairro de Sucupira
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Azul amplia conectividade e oferece voos diretos de Recife para 22 capitais
Entre os destaques estão os dois voos domésticos mais longos da companhia...